Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de mil migrantes recuperados ao largo da Líbia

22 out, 2016 - 21:26

Pelo menos nove pessoas morreram e 10 estão desaparecidas.

A+ / A-

Mais de um milhar de refugiados foram resgatados este sábado do mar ao largo da Líbia, mas nove pessoas morreram e 10 estão desaparecidas, entre elas quatro crianças, segundo um balanço provisório das autoridades italianas.

Ao amanhecer, o navio "Dignity 1", fretado pelos Médicos sem Fronteiras, abordou um barco pneumático, com muitos passageiros já na água, segundo um porta-voz da entidade, e foram salvas 120 pessoas.

Nove corpos foram encontrados sem vida, mas a causa da morte ainda não foi confirmada: afogamento, queimaduras, asfixia, desidratação, podem ser várias as causas.

As autoridades apontam que as condições sórdidas a bordo destas embarcações que transportam refugiados podem tornar-se mortais em poucas horas.

Os corpos foram transferidos para o navio norueguês Siem Pilot, que está ligado ao dispositivo europeu de salvação Frontex, e que levava já mais cinco mortos de outros migrantes encontrados na sexta-feira.

As saídas de migrantes a partir da Líbia, devido aos conflitos no país, ocorrem, por vezes, em vagas sucessivas, com uma concentração das operações quando o mar está calmo.

Em 30 de Agosto, a guarda costeira tinha coordenado o socorro a cerca de 6.500 migrantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • xz
    23 out, 2016 xz 17:50
    JORnaleiros... tende cuidado com a linguagem! RECUPERAR??? ELES SÃO PEÇAS DE CARROS PARA RECUPERAR??

Destaques V+