Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SEF e PSP impedem fuga de três no aeroporto

22 out, 2016 - 20:57

Informação é confirmada em comunicado do MAI. Seis pessoas foram detidas.

A+ / A-

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) impediram a fuga de três passageiros chegados ao aeroporto de Lisboa num voo proveniente de Marrocos, numa acção que levou à detenção de seis pessoas.

Segundo informação disponibilizada pelo Ministério da Administração Interna (MAI), em causa estão seis cidadãos do Norte de África, cuja nacionalidade não foi divulgada, que viajavam num voo oriundo de Casablanca, em Marrocos, com destino a Argel, capital da Argélia, com escala em Lisboa.

O avião aterrou no Aeroporto Internacional Humberto Delgado, em Lisboa, pelas 8h00, e, pelas 9h00, "dois dos passageiros do mencionado voo tentaram transpor as baias limitadoras da zona internacional de trânsito de passageiros, tentativa frustrada pela pronta intervenção dos operacionais do SEF e da PSP", lê-se no comunicado do MAI.

"Posteriormente, verificou-se mais uma tentativa de outro passageiro, que mais uma vez foi evitada no âmbito do dispositivo de contenção montado", acrescenta o documento.

As autoridades asseguraram que todos os passageiros embarcassem na aeronave mas, já no seu interior, um grupo de seis passageiros, onde se incluíam os três indivíduos que anteriormente tentaram a fuga, tentaram abrir a saída de emergência do avião, tendo sido solicitada a presença policial.

Em virtude da intervenção do SEF e da PSP, o voo que tinha saída de Lisboa prevista para as 15h30 foi suspenso, tendo todos os passageiros sido retirados do avião. O voo acabou por partir para Argel cerca das 19h00.

"Os seis detidos recolheram à zona de detenção da PSP, sendo presentes perante a Autoridade Judiciária em 24 de Outubro", informou o MAI, especificando que os visados colocaram em causa a segurança aeroportuária.

No comunicado, o MAI também refere que ainda antes das tentativas de fuga, das perturbações no avião e das detenções, "tendo em conta a análise de risco efectuada pelo SEF relativamente aos passageiros do voo, atendendo aos antecedentes relacionados com tentativas de entrada irregular em território nacional, a PSP e o SEF executaram uma operação conjunta com vista ao controlo dos passageiros e na prevenção de fugas da área internacional de trânsito do aeroporto".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zé Brasileiro
    23 out, 2016 Braga - Província 08:59
    Objectivo era ficar por cá .Objectivo atingido totalmente e com muito êxito . Agora passam a receber o rendimento mínimo especial que é de uns 700 euros. Casa gratuita , luz , agua , alimentação . Já comunicaram para os amigos que isto por aqui é que é bom . Fazem asneiras e são compensados .Na próxima semana em vez de seis vão vir mais doze . ISTO TUDO TERIA MUITA GRAÇA SE NÃO FOSSE EU A PAGAR AS DESPESAS . Até eu um dia ficar farto de pagar e passar também a viver como muitos outros á custa do orçamento ...

Destaques V+