Tempo
|
A+ / A-

​Catarina Martins: "Estamos perante o maior aumento de pensões da década"

21 out, 2016 - 16:42

A líder bloquista lamenta a existência de "uma aliança do Bloco Central" entre PS e PSD "preocupante" em relação ao sistema financeiro.

A+ / A-

O aumento de pensões previsto para o próximo ano vai ser o maior da década, disse a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, no final de uma audiência com o Presidente da República.

Depois de uma reunião sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2017, Catarina Martins disse ter transmitido a Marcelo Rebelo de Sousa que o BE regista "a recuperação de rendimentos do trabalho que tem sido feita, que é significativa", e destacou o aumento nas pensões: "Estamos perante o maior aumento de pensões desta década".

"Em vez de estarmos a discutir cortes ou privatizações como discutimos quase sempre ao longo dos últimos anos, estamos a discutir pela segunda vez recuperação de rendimentos e protecção de serviços públicos. E isso é uma diferença qualitativa que o BE acha que existe porque há uma nova maioria parlamentar", salientou.

Porém, Catarina Martins frisou várias vezes que o debate orçamental "será feito no parlamento, é o lugar próprio para o fazer", e enquadrou o papel do chefe de Estado nesta matéria: "O senhor Presidente da República terá um momento posterior para se pronunciar, quando a Assembleia da República acabar o seu trabalho e enviar o Orçamento aqui para a Presidência".

Há "uma aliança do Bloco Central" sobre o sistema financeiro

A líder bloquista transmitiu uma mensagem de estabilidade da actual solução governativa, mas considerou que existe "uma aliança do Bloco Central" entre PS e PSD "preocupante" em relação ao sistema financeiro.

Questionada sobre os salários dos administradores da Caixa Geral de Depósitos (CGD), afirmou que "sobre o sistema financeiro as divergências entre o Bloco e o Governo são imensas", desde o primeiro momento.

"Julgo que o primeiro sinal que existiu foi o Orçamento rectificativo do Banif que, como sabe, o BE votou contra, e passou com o apoio do PSD. Mais uma vez, no que diz respeito aos salários do Conselho de Administração da CGD, foi votada há dois dias uma proposta, no caso, do PCP", prosseguiu, referindo que "quem votou ao lado do PS para manter os salários dos gestores foi mais uma vez o PSD".

A coordenador do BE concluiu que "para o BE é preocupante que no que diz respeito ao sistema financeiro exista uma aliança do Bloco Central que não tem permitido uma alteração significativa na forma como o país encara o sistema financeiro". "Mas não deixaremos, naturalmente, de trabalhar sobre essa matéria", ressalvou.

Contudo, relativizou a posição do primeiro-ministro sobre os salários da CGD: "Não é nenhuma novidade que o primeiro-ministro defendeu estes salários na Caixa, se não defendesse eles não existiam. Portanto, não vamos fazer de conta que há aqui a surpresa de uma enorme divergência. Mas também não apagamos essa divergência".

Cenário de ruptura?

Segundo Catarina Martins, "o BE foi sempre transparente sobre as suas divergências com o Governo", que "são imensas".

Contudo, questionada sobre um hipotético cenário de ruptura entre os partidos da actual maioria, afastou-o prontamente, deixando uma mensagem de estabilidade.

"Não, não me parece que esteja isso em cima da mesa. Os partidos estão todos a trabalhar. Há uma maioria parlamentar que tem feito o seu trabalho, houve uma recuperação de rendimentos, nunca é um trabalho acabado. Na política e preciso trabalhar todos os dias", declarou.

A coordenadora do BE acrescentou que "há um Governo de minoria do PS e que com esta conversação, negociação difícil, com divergências, etc., tem feito o seu caminho e continuará a fazer".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Orlando Costa
    02 nov, 2016 Tomar 22:06
    A Catarina Martins anda muito preocupada com os aumentos desta década. Pois, já nem me lembro quando foi o último aumento da minha pensão. Ela tem razão, se derem um pouco a muitos, não há que chegue para dar muito a poucos.
  • oliver
    02 nov, 2016 canada 17:53
    nao chega a 1 euro por dia ...grande descaramento...esta....
  • Zé Brasileiro
    23 out, 2016 Braga- Província 23:55
    Eu por mim até já estou um bocado baralhado com tanta conta que faço para saber o que vou fazer ao aumento que vou ter . A geringonça até no ensino afina por baixo . Quer que TODOS saiam das escolas a saber nada . Vamos bem , vamos ...
  • Eborense
    23 out, 2016 Évora 19:19
    Sr.(a) 1ª Ministra Catrina! Está a falar do quê? dos 10 euros dos desgraçados que trabalharam uma vida inteira e a única coisa que conseguiram amealhar foi miséria, ou está a falar dos aumentos das pensões acima de 4 mil euros que com a abolição da CES vão ter mais de 200 euros de aumento? Do que é que está a falar? Diga lá!
  • Rui
    23 out, 2016 Lisboa 12:14
    Queriam que pagá-se só o pobre não era pouco importa a inflação vai rebentar com ricos e pobres.
  • Americo
    23 out, 2016 Leiria 10:09
    Estamos perante um maior aumento de impostos indirectos (onde tanto pago o pobre como o rico) como não há memória.
  • Maria Clara
    21 out, 2016 Porto 19:17
    Estamos perante o maior embuste depois de Abril da Liberdade. A geringonça tem na sua génese as teorias marxistas,leninistas e maoistas da história mais triste do nosso século.Por isso senhora (tratamento elevado) por quem se trata vá bugiar para outras paragens, porque aqui só convence aqueles que vão ao teatro de feira, chamados robertos.
  • graciano
    21 out, 2016 alemanha 17:07
    bom eu sei e toda a gente sabe que no circo e no teatro ha bons ilisionistas e nesse aspecto a geringonca esta bem servida

Destaques V+