Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rendas urbanas congeladas

21 out, 2016 - 13:58

Maioria de esquerda aprova congelamento da actualização de rendas urbanas.

A+ / A-

PS, BE, PCP, PEV e PAN aprovaram esta sexta-feira na generalidade o projecto de lei dos comunistas para prolongar de cinco para 10 anos o período de transição para actualização das rendas urbanas.

Assim, apesar dos votos contra de sociais-democratas e democratas-cristãos, ficará estendida até 2022 a aplicação do novo regime de arrendamento urbano, criado em 2012 pelo Governo PSD/CDS-PP, que prevê a actualização de rendas de contratos anteriores a 1990 pela negociação entre proprietários e inquilinos ou o cálculo de 1/15 do valor patrimonial fiscal do imóvel.

Socialistas, bloquistas e comunistas manifestaram já disponibilidade para proceder a alterações e aprofundar a discussão sobre o projecto de lei em causa em sede de especialidade.

O PCP defende aquele prolongamento para todos os inquilinos com rendimento anual bruto corrigido inferior a cinco vezes as retribuições mínimas garantidas anuais (37.100 euros) e a redução do valor máximo de renda de 1/15 do valor da propriedade para 1/25, bem como para as pessoas com mais de 65 anos ou com graus de incapacidade de mais de 60%, incluindo ainda imóveis arrendados para outros fins (comércio, colectividades desportivas e culturais, entre outros).

O PS tinha apresentado um projecto de lei semelhante, em Abril, contemplando também "lojas e entidades com interesse histórico-cultural" e o próprio Governo socialista incluíra a iniciativa nas Grandes Opções do Plano para 2017.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joao123
    22 out, 2016 lisboa 06:37
    Mas a actualização do IMI que acompanhava a actualização dessas rendas não foi congelado.Resultado o senhorio poder ter de pagar mais IMI do que recebe em renda por esse andar. Novamente o estado a fazer acção social com dinheiro dos outros...
  • A. FERREIRA
    21 out, 2016 OEIRAS 19:02
    PORQUE RAIO NÃO CONGELAM OS IMPOSTOS POR CINCO ANOS. PENSEM NISSO E TERÃO O MEU VOTO.

Destaques V+