Tempo
|
A+ / A-

Faltam 6.000 mil funcionários, mas escolas recebem “luz verde” para contratar 300

21 out, 2016 - 11:30

Esta carência levou a que várias escolas encerrassem as portas, alegando falta de condições e até risco de segurança para os alunos.

A+ / A-

Os directores já podem contratar os 300 funcionários em falta nas escolas, segundo um despacho publicado quinta-feira em “Diário da República” que veio autorizar a contratação de assistentes operacionais.

O diploma, assinado pela Directora Geral da Administração Escolar, autoriza a delegação de poderes para que os directores escolares possam contratar funcionários a termo resolutivo.

Segundo o levantamento feito por vários sindicatos que representam os funcionários das escolas, no início do ano faltavam de cerca de seis mil trabalhadores nos estabelecimentos de ensino.

A carência de funcionários levou a que várias escolas do país tivessem decidido encerrar as suas portas alegando falta de condições e até risco de segurança para os seus alunos.

Na semana passada, o Ministério da Educação autorizou a contratação de 300 novos funcionários para as escolas para dar resposta a “necessidades urgentes” que tinham sido identificadas e mapeadas pela Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

“O Ministério da Educação avança com o primeiro reforço de assistentes operacionais nas escolas. O processo de contratação de 300 destes trabalhadores não docentes já está desbloqueado e vai responder a uma parte substancial das questões sinalizadas pelas escolas”, adiantou o ministério em comunicado datado de 11 de Outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • graciano
    21 out, 2016 alemanha 11:57
    faltam 6000 eu acho que faltam e 600mil qualquer dia 80 por cento da populacao desse pais e politico e funcionario publico eu acho que para cada aluno devia haver um funcionario e acho que esse funcionario deve ter um carro dado pelo estado porque os ministros tambem teem e pela logica do costa devemos sincronizar kkkkkkk

Destaques V+