Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Argelino fugiu do aeroporto de Lisboa porque foi autorizado a sair para fumar

21 out, 2016 - 08:27

Desde Junho, quatro magrebinos entraram ilegalmente em Portugal, depois de conseguirem furar os controlos de segurança.

A+ / A-

Um dos argelinos que no início de Setembro fugiu do aeroporto de Lisboa conseguiu escapar porque elementos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) autorizaram-no a sair para fumar. A revelação é feita esta sexta-feira do “Diário de Notícias”.

De acordo com o jornal, a 27 de Setembro, o homem saiu da zona de trânsito, passou pelo controlo de fronteira, atravessou a aérea de recolha de bagagens e saiu pela porta principal do Aeroporto Humberto Delgado.

A descrição do percurso consta de uma informação oficial do comandante da Direcção de Segurança Aeroportuária da PSP, a que o jornal teve acesso.

Este é um dos quatro magrebinos que, recentemente, conseguiram quebrar a segurança e entrar ilegalmente no país. Este cidadão argelino é identificado como Mohamed A I. Antes dele, há registo de outras três entradas ilegais: a 22 de Setembro um cidadão também argelino conseguiu entrar no país; em Junho entrou um marroquino e outro em Julho, segundo o DN.

Ainda esta semana, o “Diário de Notícias” revelou que já chegaram ao Ministério da Administração Interna as duas propostas do grupo de trabalho criado após a fuga dos magrebinos para reforçar a segurança no aeroporto da capital. PSP, PJ, SEF e SIS sugerem mais câmaras de videovigilância no exterior do Aeroporto Humberto Delgado e melhor selecção das pessoas que trabalham na infra-estrutura.

Entretanto, foi criada uma área para filtrar melhor os chamados passageiros "de risco". Por sugestão do SEF estes cidadãos são encaminhados para uma área na zona internacional isolada com biombos e com cadeiras para aguardarem.

São considerados viajantes de "risco" aqueles que têm processos registados de recusa de vistos noutros países, ou que viajam sozinhos com destinos como Brasil, Cabo Verde ou Marrocos.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Arcanjo Gabriel
    21 out, 2016 Portugal 15:02
    Caros leitores, não acreditem em tudo o que lêem... Em primeiro lugar, nunca um inspector do SEF autorizaria que um cidadão argelino, ainda por cima com os antecedentes já existentes, se pudesse ausentar ao exterior do aeroporto para fumar. Posso garantir-vos que isso é impossível e que a notícia é falsa. Se é falsa propositadamente ou por pura ignorância do jornalista que a escreveu isso já não posso comentar. Mas é falsa. Na zona de trânsito, antes de se proceder ao controlo de passaportes, há um local para fumadores acessível livremente pelos cidadãos que aguardam a decisão da sua entrada ou não em Portugal. O cidadão em causa não necessita sequer de estar acompanhado para se deslocar a esse local. E porquê? Porque essa zona não dá para lugar nenhum pois é uma área supostamente segura e confinada da qual apenas se pode sair de duas formas: através do controlo de passaportes ou através da segurança privada para a zona dos voos extra Schengen (que é um beco sem saída). Portanto, para se ausentar do aeroporto no percurso ventilado pela notícia teve que passar por um dois destes sítios. Agora, fumar não foi de certeza. E com autorização de um Inspector do SEF, muito menos. Exige-se mais responsabilidade a quem escreve disparates deste calibre. Quanto à fuga do cidadão argelino, apure-se o que realmente aconteceu, quem falhou, e tomem-se as necessárias medidas para que não volte a acontecer.
  • Luis
    21 out, 2016 Lisboa 11:32
    Não foi um elemento dos Serviços de Fronteirasque que há pouco tempo atropelou e matou uma senhora porque conduzia quase com 5 gr de chágran do sangue? E que anteriormente já tinha sido por duas vezes agarrado com semelhantes quantidades do dito. Aquilo é que está ali uma açorda. Tudo gente muito recomendável.
  • Dr Xico
    21 out, 2016 Lisboa 11:31
    Isto é a sério?? mais um a monte, daqui a pouco não há GNR que chegue...
  • Luis
    21 out, 2016 Lisboa 11:27
    O circo desceu à cidade e com muitos palhaços.
  • Fumar é perigoso
    21 out, 2016 Lisboa 10:44
    Ohhh siii Cariño!
  • Teotónio Marques
    21 out, 2016 Caxias 10:36
    Que grande desculpa, podiam ter inventado uma melhor.
  • Luis
    21 out, 2016 Lisboa 10:35
    O nacional porreirismo, ou a balda nacional. Incompetência total onde as regras são feitas para estarem no papel. Somos um país onde existem leis para tudo,regras para tudo e depois nada se cumpre.Quais as consequências? Nada vai acontecer?
  • Miguel
    21 out, 2016 Faro 10:19
    Isto, no minimo, é ridiculo. E como sempre nunca há responsaveis nem se faz nada para corrigir o que está mal..... Falta de coluna vertebral
  • Luis
    21 out, 2016 Alverca 09:55
    E vai na volta ainda lhe cravou o cigarro !!!!
  • Jose Moutinho
    21 out, 2016 Porto 09:52
    O melhor das novas polícias. Estes senhores do SEF são um bando de incompetentes, devem andar preocupados com aumentos de salários ou 35 horas de trabalho para fazerem coisas destas. Nem o meu filho mais pequeno caia nesta. Agora é só Sef's Sis ASAE ANPC etç gente para receber bons ordenados, com bons carros a andar sempre, muitos deles que entram para os cargos com a cunha de amigos , mas no que se trata de competencias ficam muito a desejar.

Destaques V+