Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Governo "confia" que terá resposta sobre imunidade dos filhos de embaixador iraquiano

21 out, 2016 - 07:04

Caso contrário, o ministro admite declarar “persona non grata” os jovens acusados de agredirem outro adolescente, em Ponte de Sor.

A+ / A-

Termina este sábado o prazo para as autoridades iraquianas responderem ao Governo português. Em causa está o pedido de levantamento de imunidade dos filhos do embaixador do Iraque em Portugal, suspeitos de agressão a um jovem em Ponte de Sor.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, confia que as autoridades iraquianas vão dar uma resposta dentro do prazo.

“O prazo foi acertado entre as partes e estou seguro que o Iraque cumprirá. Portanto, até ao próximo sábado teremos uma resposta formal das autoridades iraquianas. Confio que isso suceda porque até agora o comportamento da parte iraquiana tem sido sempre de grande colaboração”, afirmou à margem da cerimónia de apresentação do Anuário de Direito Internacional.

Os dois rapazes suspeitos da agressão são filhos do diplomata Saad Mohammed Ali e têm imunidade diplomática, ao abrigo da Convenção de Viena.

O chefe da diplomacia portuguesa já admitiu que, em caso de não resposta, os jovens serão declarados “persona non grata”, o que, de acordo com o previsto, significa que a pessoa que é declarada como tal tem de abandonar o território nacional.

O caso remonta a 17 de Agosto, dia em que Rúben Cavaco foi agredido em Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, alegadamente pelos filhos do embaixador do Iraque em Portugal, gémeos de 17 anos.

O jovem alentejano sofreu múltiplas fracturas, tendo sido transferido no mesmo dia do centro de saúde local para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, tendo chegado a estar em coma induzido. O jovem acabou por ter alta hospitalar no início de Setembro.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 21 out, 2016 11:40
    Enfim só neste Portugal e que isto acontece vou ficar no esquecimento e estamos bem Portugal tem medo de todos fosse ele neu filho enquanto esses animais não estivessem presos eu não desistia que vão para a terra deles qualquer dia até nos comem
  • António Pais
    21 out, 2016 Lisboa 09:54
    O sr embaixador foi pagar as despesas para ver se abafam a coisa. O PNR é o único partido que continua a avivar a situação!
  • Mário Guimarães
    21 out, 2016 Lisboa 08:46
    Isto já não é um País ! É uma coisa! O Embaixador não é Iraquiano é americano !
  • Toca a fugir
    21 out, 2016 Lisboa 08:41
    Se não responderem mandem-lhe o fugitivo de Aguiar da Beira

Destaques V+