Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tusk. “Estratégia da Rússia é enfraquecer a União Europeia”

21 out, 2016 - 01:45

O presidente do Conselho Europeu lembra vários casos que envolvem Moscovo e que os 28 não têm gostado.

A+ / A-
Tusk acussa Rússia de querer "enfraquecer" a UE
Tusk acussa Rússia de querer "enfraquecer" a UE

O presidente do Conselho Europeu diz que os líderes europeus, reunidos em Bruxelas, têm a noção de que "a estratégia da Rússia é enfraquecer a União Europeia", mas garante que o bloco europeu manterá a sua unidade face a Moscovo.

No final do primeiro dia de trabalhos da cimeira de chefes de Estado e de Governo que decorre em Bruxelas, Donald Tusk indicou que houve "uma ampla discussão sobre a Rússia", tendo os líderes europeus sublinhado as mais variadas "actividades russas", desde "as violações de espaço aéreo, as campanhas de desinformação", passando por "ciberataques e interferências nos processos políticos na UE e não só", além de "desenvolvimentos na investigação do (queda do voo da Malaysia Airlines) MH16".

"Face a estes exemplos, é claro que a estratégia da Rússia é enfraquecer a UE", apontou o presidente do Conselho Europeu, que asseverou que os líderes europeus não têm "ilusões" e concordaram, "acima de tudo, em manter a unidade".

Referindo-se ao caso específico da intervenção russa no conflito sírio, e designadamente nos bombardeamentos a Alepo, Donald Tusk reiterou que a UE "pede o fim das atrocidades e imediato cessar de hostilidades" e "considerará todas as opções disponíveis se estas atrocidades continuarem", sem no entanto mencionar a possibilidade de novas sanções.

"Aumentar tensões com a Rússia não é o nosso objectivo, estamos apenas a reagir a passos dados pela Rússia. Claro que a UE está sempre disposta a encetar um diálogo, mas nunca comprometeremos os nossos valores ou princípios", completou.

A cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE, iniciada quinta-feira à tarde, e cuja primeira sessão de trabalhos terminou já hoje de madrugada, prosseguirá de manhã, com a agenda centrada na política comercial.

Portugal está representado no Conselho Europeu pelo primeiro-ministro António Costa, que se escusou a prestar declarações no primeiro dia de trabalhos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • almague
    25 out, 2016 lisboa 22:21
    Cambada de palhaços estes pseudo líderes europeus. Não têm nível para os lugares que ocupam depois os russos é que são os maus e que comem criancinhas ao pequeno almoço! !!!!!
  • Marques Correia
    22 out, 2016 Penafiel 13:10
    Aqui se vê com que espírito os Portugueses nutrem a UE. De facto na UE é algo escorregadio, nada se pode agarrar.A capacidade dos eus lideres é uma desgraça.Eu penso que a Europa está numa encruzilhada.Tem que ser repensada de novo.E por gente capaz e competente e conhecedora da estratégia a adoptar.O nascimento da UE foi feita em tempo de gente capaz.Hoje penso que o refugo das sociedades europeias foi lá parar.Vejamos por nós.Quem vai para lá são aqueles que cá fizeram o papel incondicional de defender todas as borradas dos seus líderes.E não são estas as qualidades necessárias para ir para lá.É preciso gente de muito gabarito para poder fazer da UE o que se pensou dela,no tempo de homens sábios e intelegentes que pensaram o melhor, quando da última guerra mundial.Hoje vão para lá figuras jovens que pouco sabem da vida e da história e outros que já viveram muito,mas que são o refugo das sociedades até mais avançadas dos Países Europeus.Por isso há que reformular esta UE para que ela seja motivo para que foi criada, atenuar tensões e criar um espaço de igualdade o melhor possível e fraternidade entre os Povos dos Países que compõe essa união.Assim como estamos não vamos lá!
  • Marco Almeida
    21 out, 2016 Olhão 21:40
    A estratégia da Rússia é enfraquecer a União Europeia? Nada disso, a União Europeia enfraquece-se a ela própria diáriamente.
  • GUERRA FRIA
    21 out, 2016 lisboa 15:46
    A GUERRA FRIA ESTÁ DE VOLTA! A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL ESTÁ POR UM FIO!..
  • António Costa
    21 out, 2016 Cacém 13:10
    (1) A estratégia da Rússia é enfraquecer a União Europeia? E a estratégia da União Europeia não é a de enfraquecer a Rússia? Ou o golpe na Ucrânia que terminou com a aliança de 350 anos com a Rússia, foi da autoria de quem? Nesse aspeto estão muito bem um para o outro! (2) Alepo esta sob ocupação da Frente al-Nusra. A UE/EUA/Turquia a única coisa que fizeram foi dar treino militar e enviar armas para os grupos extremistas sunitas. Estes grupos de seguida entraram na Síria pela fronteira turca, devastando tudo à sua passagem. Povos milenares como os yazidis e cristãos que tinham sobrevivido ao Império Otomano, foram massacrados e escravizados. Agora estão com medo que a Jabhat Fatah al -Sham, novo nome da Frente al-Nusra, perca o controle de Alepo? E os bombardeamentos em Sana'a, no Iémen já são "bons"? Porquê? Os muçulmanos que não são sunitas merecem a morte? É isso que a "união" europeia acha?
  • Dias
    21 out, 2016 Mafra 12:02
    Há que encontrar um inimigo exterior para evitar o inevitável. (Não é que os russos sejam de fiar.) A União Europeia está moribunda.
  • almague
    21 out, 2016 lisbos 11:49
    Acredito nessa estratégia da Rússia. Mas e UE tem se posto a jeito pois a UE nestes ultimos anos tem mostrado mais desunião que união entre os países. Como querem os srs lideres europeus que a Russia veja o que estes lideres fazem contra Portugal Grecia Espanha Itália? Como querem que Putin veja os ingleses a baterem com a porta e sairem da UE? Basta mais um abanão mais forte e outros países saem do euro e da UE. Por isto tudo não custa nada esperar pela degradação e desfragmentacao da UE. Não dou mais de 6 anos e o tsunami arrasa a UE. Não é preciso a Russia criar estratégia para pôr fim à UE. Ela vai cair naturalmente.
  • Manuel
    21 out, 2016 Lisboa 10:21
    Estes palhaços europeus só conseguem enfrentar a Russia com a ajuda dos EUA, o resto é conversa da treta.´Este gajo deve estar alcoolizado para estar a falar na unidade europeia. Quando tocasse a reunir os Portugas eram logo os primeiros a porem-se de fora como é hábito.
  • Filipe Cunha
    21 out, 2016 Ovar 08:18
    Eu se fosse a ti ia arrancando os cabelos. De Moscovo a Varsóvia são quantos Kms? Vai refrescando o russo. Mas essa é a estratégia só da Rússia? É que a Alemanha se não quer dar cabo da União Europeia imita muito bem. De Moscovo a Berlim são quantos Kms? Da última vez que estive na capital do Reich os cartões de visita do Exército russo ainda eram bem visíveis. A Merkel deve estar cheia de saudades. Que tenha bom proveito!

Destaques V+