Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novos horários da GNR levam militares à baixa médica, diz CDS

21 out, 2016 - 00:35

A situação será consequência da nova carga horária de 40 horas, defende o deputado centrista Nuno Magalhães.

A+ / A-

Cerca de 20 militares da GNR do Pinhal Novo, no concelho de Palmela, estão de baixa médica. E não é caso único: há mais postos com militares de baixa pelo país.

A situação será consequência da nova carga horária de 40 horas, considera Nuno Magalhães, líder parlamentar do CDS, eleito por Setúbal.

“Querer aplicar um horário de trabalho a uma força que tem cariz militar, nomeadamente ao nível das 40 horas semanais, está a causa não só grande instabilidade, como dificuldade ao nível da gestão dos operacionais. Uma situação que se estará alegadamente a passar no posto da GNR de Pinhal Novo, que poderá ser um exemplo de outros sítios, de uma manifesta falta de efectivos. E nomeadamente, que essa exaustão, que essa pressão está a criar um recurso a baixas genéricas, que eu tenho que acreditar que estão devidamente fundamentadas”, disse.

Os novos horários, que atribuem 40 horas de trabalho semanal aos militares, entraram em vigor no início do mês. No entanto, a ministra da Administração Interna já tinha mandado rever os horários.

No formato final estão a ser feitas escalas de quase 50 horas por semana por uma divergência na interpretação da portaria, que diz que o horário máximo são 40 horas e o Comando Geral considerou como mínimo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 21 out, 2016 aldeia 12:53
    Coitados,fartam-se de trabalhar a caçar multas e a coçar as costas nas esquadras e depois metem baixa médica,deveria ser investigado estas baixas,pois há milhares de pessoas a trabalharem mais horas e não para o estado,para patronato particular e se meterem baixa médica,têm logo sanções.
  • Pirilampo
    21 out, 2016 almada 12:19
    Coitados, cansam-se a trabalhar ! Quem lhes dá baixa devia ser bem penalizado porque está a roubar o Estado, que somos todos nós. E quanto ao GNRs., rua com eles, porque não são mais que os outros e se foram para a GNR. sabiam as condições. EU ATÉ GOSTO DE VER ESTES GAJOS A LEVAREM NAS TROMBAS.
  • Rui
    21 out, 2016 Porto 10:49
    Que drama trabalhar 40 horas semanais! Espera eu até trabalho mais... vou meter baixa!
  • Fernando Cerqueira
    21 out, 2016 Ponte de Lima 08:26
    Como se pode aplicar um horário a quem trabalha 24 horas por dia? No entanto ainda temos a noite. O Nuno Magalhães devia ere andar a limpar matas para que o seu amigo de Aguiar não se escondesse.
  • Luis
    21 out, 2016 Lisboa 08:24
    Olha,olha o CDS (Camaradas Do Santos) agora é o grande defensor dos GNR. Se os defenderem tão bem como defenderam, os idosos, os reformados, os pescadores, os feirantes, os ex combatentes, os agricultores, os inquilinos e todos os outros conforme prometeram bem fornicados estão os GNR. O oleoso do Magalhães já tem menos vergonha na cara que a moçoila Ronalda Cristas. O circo desceu à cidade.

Destaques V+