Tempo
|
A+ / A-

Jerónimo de Sousa não aceita argumentos de Costa para salários altos na Caixa

20 out, 2016 - 19:00

Líder do Partido Comunista defende moratória para o serviço da dívida.

A+ / A-

Veja também:


O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, condena o valor dos salários dos administradores da Caixa Geral de Depósitos (CGD), contestando o argumento do primeiro-ministro.

Em resposta a António Costa, que defende a necessidade de ter elevados salários para a administração da Caixa para não arriscar a gestão do banco público, Jerónimo de Sousa diz que esse “não pode ser o critério decisivo”.

O secretário-geral comunista diz que os portugueses não compreendem estes argumentos que considera “básicos e populistas”.

“Não pode ser critério decisivo. Obviamente, nós estamos aqui a recorrer a argumentos básicos que contenham alguma dose de populismo, mas no plano moral, ético, de compreender estes sentimentos que hoje prevalecem na sociedade portuguesa, tendo em conta o grande desfasamento que é colocado nesses vencimentos e nos privilégios respectivos”, sublinhou Jerónimo de Sousa à saída da audiência pedida aos partidos pelo Presidente da República.

Para o líder do PCP, "se os vencimentos definissem o grau de qualificação e elevação profissional, obviamente nós tínhamos centenas de milhares de trabalhadores que teriam de ver os seus salários revistos e recompensados".

O novo presidente do Conselho de Administração da CGD, António Domingues, vai ganhar 423 mil euros anuais e os vogais executivos vão auferir 337 mil euros por ano, disse terça-feira o ministro das Finanças no Parlamento.

Moratória para o serviço da dívida

Sobre o Orçamento do Estado para 2017, Jerónimo de Sousa diz que aguarda pela discussão na especialidade, porque o PCP não passa cheques em branco, assegura.

O líder comunista avisa ainda que é a questão da reestruturação da dívida vai colocar-se mais cedo do que tarde, porque “a manta não estica”.

"Obviamente, se temos de pagar centenas de milhões de euros para pagar só o serviço da dívida - e estou a falar por mês - depois faltará nalgum lado", alerta.

"E esta vai ser a grande questão, esta contradição vai ser colocada mais cedo que tarde", defendeu, acrescentando: "Renegociar a dívida, particularmente uma moratória em relação ao serviço da dívida creio que se justificava plenamente".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rute Soares
    22 out, 2016 Seixal 16:53
    Óh Jerónimo já disse que a tua rapaziada está alinhada com estes tipos do PS, só tu é que andas enganado.Então a tua rapaziada jovem que é a maioria na assembleia da república concorda plenamente com isto.Então eles na idade que estão vão querer o velho estilo estalinista e receber trocos. Como andas enganado.Eles de comunistas só têm o falar à cunhal, o resto já se foi.Eles querem ter tudo como os ditos rapazes da idade deles têm, mesmo sendo da direita.Hoje comunismo onde existe? Na Europa não existe,só cá. Então a tua rapaziada que até alguns vão lá para Bruxelas e vêm os outros viver num sistema capitalista iam aguentar ser o pai natal da tua ideologia.Ganha juizo que já tens idade para isso.Deixa-os ser progressistas nas suas carreiras e ambições.Eles querem ter uma boa casa, bom carro e dinheiro para a folia.Iam comprometer este estilo de vida ao de estaline e ao teu que não te libertas-te desses dogmas. Ganha juizo e pede a reforma.Essa rapaziada não quer o que tu queres.Eles tiram cursos superiores, convivem com gente da sua idade e não vão ficar presos a preconceitos idiologicos só para satisfazerem a matriz que o PCP perfilhava à cem anos. Deixa-te disso Jerónimo, ou te afastas ou te suicidas.A vida é outra,o mundo está diferente,só tu ficas preso a coisas que só os fantasmas vêm.
  • Vera
    21 out, 2016 Palmela 23:08
    Isto não era o que se destinava aos pensionistas, pois não? pois, é que não faz sentido... tirar aos pensionistas para dar aos dirigentes dos bancos! O Sr. Jerónimo queria aumentos de reformas iguais para todos, em vez de defender os mais desprotegidos! pois, puxou tanto a corda, que só ficou com o nó da corda na mão, o resto da corda foi parar para quem puxou com mais força! agora o banco dos pobres, fica com corda para saltar à vontade! já viu algum velhote a saltar à corda? nem a viajar! pois mas os dirigentes dos bancos têm filhos, que precisam de ir para os ginásios, viajar, casas de férias! é isso tudo... e se queriam dar aumentos a quem tinha duas pensões de 500 euros! porque não 6 mil contos por mês, a um dirigente bancário? estava-se mesmo a ver!!! que 'quem semeia ventos, colhe tempestades'. Don't cry Sr. Jerónimo!!! 'errar é humano!' ou lá o que é...
  • engole sapos
    21 out, 2016 Santarém 22:52
    Este não aceita argumentos mas assina acordos!
  • para a Lolita.
    21 out, 2016 algures 12:58
    Concordo com tudo o que disse.Mas nesta républica das bananas,acontecem situações como esta,tal como países de 3º mundo,para não falar na corrupção.
  • Pedro
    20 out, 2016 Viseu 22:05
    Se os comunistas fossem sérios e não quisessem apenas o poder para ficar com o tacho, deitavam abaixo o governo da treta e assumia a liderança. Implementava as medidas para defender o "povo". Isso sim, era honesto. Tudo o resto é fumaça. E sacanice!
  • A Geringanha
    20 out, 2016 lisboa 21:20
    A Geringonça está a começar a dar o berro... Ai está... está...
  • LOLITA
    20 out, 2016 Póvoa de Varzim 19:33
    E UMA VERGONHA NACIONAL, QUANDO NÃO SEDÁ AUMENTO DE 10,00 A UM POBRE QUE NÃO TEM DINHEIRO PARA COMER , VÃO DAR 600.000,00€ POR ANO A UM GESTOR , QUE NÃO FAZ MAIS DO QUE A OBRIGAÇÃO DELE QUE É TRABALHAR , SE TIVER QUE DAR PREJUÍZO , QUERO VER SE O VÃO RESPONSABILIZAR , OU SE VÃO JÁ ACAUTELAR OS BENS DELE PARA ESSE CASO ACONTECER,

Destaques V+