Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

A Crinabel deu uma "coisa extraordinária" a Gonçalo M. Tavares: uma peça de teatro

20 out, 2016 - 12:05

"Uma Menina Está Perdida no Seu Século à Procura do Pai" já era um livro. É agora também uma peça de teatro.

A+ / A-

“Uma Menina Está Perdida no Seu Século à Procura do Pai” é o nome do “livro mais afectivo” de Gonçalo M. Tavares que o encenador Marco Paiva transformou em peça de teatro.

“É um livro e agora é uma peça de teatro sobre a procura, a procura do pai, e, ao mesmo tempo, da amizade entre aquela menina e aquele homem, uma amizade improvável”, explica o escritor à Renascença.

“Essa miúda de 14 anos com trissomia 21 está desamparada e é um homem que vai a passo rápido que estranhamente pára e ouve o que a Hanna está a dizer. E vai com ela por várias cidades à procura do pai através de vários indícios que a Hanna tem e que podem levar à localização do pai”, acrescenta.

Marius, o tal homem, está em fuga de qualquer coisa, mas não sabemos o quê. Dá a mão a Hanna e acompanha-a numa busca que os leva até Berlim, por exemplo.

A peça assinala 30 anos de trabalho da Crinabel com pessoas com deficiência. Marco Paiva trabalha com o grupo de teatro da instituição há já 16 anos e diz que em nada difere dos outros.

“Ter uma deficiência intelectual não tem sido, para mim, a maior dificuldade. A maior dificuldade é trabalhar com pessoas. Quando nos predispomos a trabalhar com gente, temos de saber que é importante reconhecer a importância da escuta e de perceber quem são aquelas pessoas e isso aplica-se tanto no projecto da Crinabel como em qualquer outro colectivo ou profissão”, afirma à Renascença.

A maior parte dos actores não é profissional. Pelo menos, 14 são da Crinabel – pessoas com algum tipo de deficiência e que através da arte de representar conseguem viver os dias de outra maneira.

Mas há dois actores profissionais do Teatro Nacional D. Maria II no elenco: Paula Mora e Manuel Coelho.

“O facto de a Crinabel pegar neste livro para fazer uma peça é uma coisa extraordinária. Já me aconteceram várias coisas boas e esta é provavelmente das melhores, de longe”, diz Gonçalo M. Tavares.

“Uma Menina Está Perdida no Seu Século à Procura do Pai" vai estar em cena a partir desta quinta-feira, às 21h00, até domingo, dia em que o espectáculo começa às 16h00.

Depois, o grupo parte em digressão, passando por Montemor-o-Novo entre 26 e 29 de Outubro, Estarreja (dia 8 de Novembro) e Torres Novas (no dia 3 de Dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+