20 out, 2016 - 08:07
A Deco alerta para os “novos perigos” para os consumidores devido ao “fenómeno de esquemas fraudulentos online”, como concursos nas redes sociais, nomeadamente no Facebook, e que recolhem dados pessoais.
“Trata-se de concursos atractivos que, utilizam páginas com o nome de marcas conhecidas como chamariz, cativando os utilizadores com a promessa/oferta de ganhos fáceis, como por exemplo: carros, ‘smartphones’ [telefones inteligentes], vales de desconto, entre outros”, explica a Associação de Defesa dos Consumidores.
Segundo a Deco, o procedimento destes concursos passa pelo seguinte método: fazer ‘gosto’ na página, partilhar e comentar.
“Vários utilizadores participam nestes anúncios publicitários falsos, sem se aperceberem que estão a ser enganados”, pelo que a Deco aconselha a desconfiarem de promoções e concursos, principalmente quando a página não é da própria marca.
Os consumidores devem ainda verificar a veracidade da oferta na página oficial da empresa ou marca e verificar os endereços digitais indicados pela promoção.
Quando o “endereço não é fidedigno não forneça qualquer dado pessoal ou contacto, especialmente, o número de telemóvel ou cartão de crédito”, é ainda aconselhado.
“Salvaguarde os seus dados pessoais destas falsas páginas na internet, uma vez que a cedência dos mesmos poderá ter custos e despesas inesperadas”, conclui o comunicado.