Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Devolvidos 58 mil euros de cauções dos contadores

19 out, 2016 - 22:02

Até ao início deste ano continuavam por restituir 18 milhões de euros.

A+ / A-

A Deco avança que foram devolvidos cerca de 58 mil euros no último ano aos titulares de contratos de serviços públicos, celebrados antes de 1999, que ainda não tinham reclamado o direito à restituição das respectivas cauções.

A iniciativa lançada em Setembro de 2015, através da plataforma www.dinheirodoscontadores.pt, reuniu mais de 100 mil consumidores e contribuiu para a devolução de 58 mil euros aos titulares de contratos de serviços públicos essenciais, celebrados antes de 1999, data em que passou a ser proibida a cobrança de cauções.

"Os aderentes à nossa acção conseguiram perceber se tinham direito à devolução do dinheiro das cauções, bem como os procedimentos necessários para o reaverem", adianta a associação de defesa do consumidor.

Citando dados da Direcção-Geral do Consumidor (DGC), a Deco refere que, entre 2008 e o surgimento da acção, tinham sido restituídos "apenas cerca de 37 mil euros".

Desde 1999, quando a lei passou a proibir a cobrança de cauções e obrigou as entidades gestoras a devolver as cauções indevidamente cobradas, e até ao início deste ano continuavam por cobrar 18 milhões de euros de cauções, segundo as estimativas da associação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Gaudêncio
    19 out, 2016 Lisboa 23:25
    A não restituição das cauções julgo que se explica com bastante simplicidade : alguém pretende apossar-se desses milhões porque são milhões se fossem cêntimos há muito que o assunto estava liquidado. A minha experiência é elucidativa : fui pessoalmente entregar o meu pedido de restituição a uma Loja do Cidadão. O papelinho foi preenchido com os dados que a própria EDP publicara na internet. Passado algum tempo recebi como resposta que não me devolviam nada porque os dados que eu fornecera não chegavam. Mas atentem neste pormenor: os dados que eu recolhi para preencher o meu pedido foram os dados que a EDP me fornecera. Mais alguma explicação?

Destaques V+