O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
|
A+ / A-

Como reforçar a segurança no aeroporto? Conheça as propostas da polícia

19 out, 2016 - 09:55

Propostas do grupo de trabalho, que inclui PSP, PJ, SEF e SIS, apostam em mais videovigilância no exterior e melhor selecção das pessoas.
A+ / A-

Mais câmaras de videovigilância no exterior do Aeroporto Humberto Delgado e melhor selecção das pessoas que trabalham na infra-estrutura. São as duas propostas do grupo de trabalho criado após a fuga dos magrebinos durante uma escala em Lisboa.

As medidas, propostas pela PSP, PJ, SEF e SIS, já estão nas mãos da ministra da Administração Interna (MAI), segundo o "Diário de Notícias".

As alegadas falhas de segurança do aeroporto foram expostas com a fuga de quatro cidadãos do Magrebe (de Junho a Setembro) e com a tentativa de fuga de quatro argelinos em Julho deste ano.

Mas quaisquer propostas vão carecer de alterações legislativas para poderem entrar em vigor e até de parecer da Comissão de Protecção de Dados, no caso da videovigilância.

Nova área para passageiros de risco

Entretanto, foi criada uma área para filtrar melhor os chamados passageiros "de risco".

Por sugestão do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) estes cidadãos são encaminhados para uma área na zona internacional isolada com biombos e com cadeiras para aguardarem.

São considerados viajantes de "risco" aqueles que têm processos registados de recusa de vistos noutros países, ou que viajam sozinhos com destinos como Brasil, Cabo Verde ou Marrocos.

"Trata-se de uma situação provisória", disse ao DN fonte policial, adiantando que o que se pretende "é que a direcção do aeroporto disponibilize uma sala com melhores condições".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • luciano ildefonso
    19 out, 2016 faro 17:33
    Todas as medidas tomadas em prol da nossa segurança são bem vindas, sejam elas qual for....Agora há que dar meios ás forças de segurança para tal..
  • A. Aveiro
    19 out, 2016 Aveiro 12:14
    Para segurança de todos cidadãos, sejam de que nacionalidade for, cor, religião, estatuto social, nos aeroportos devia de haver um controlo mais exigente que o atual. Isto porque se trata da segurança e vida das pessoas. Todos sabemos que hoje uma explosão pode ser provocada não só por produtos explosivos, através de um detonador metálico, que pode ser acionado de várias formas, mas detetável por um simples detetor de metais. Outras explosões podem ser provocadas por reação química, pela simples mistura de produtos químicos, para isso basta um acondicionamento adequado para provocar a mistura quando necessário. Aqui é que é necessário um maior controlo sobre as pessoas, especialmente a forma como se vestem. Pois, certas roupas são propícias para ocultar material não detetável por detetores. Para pessoas que vestem roupas adequadas a esconder o corpo e objetos, deviam ser alvo de revista pessoal, feitas por pessoas especializadas e em local digno de não provocar constrangimento ou insulto à dignidade dos visados. Qualquer cidadão de bem, não se deve sentir diminuído, em relação a ser chamado a uma revista. Eu num determinado país já fui e senti-me muito mais seguro e tranquilo, sobre a viagem e ia fazer, pois fiquei consciente que havia acuidade na segurança das pessoas. Este controlo só tranquiliza as pessoas, porque as pessoas de bem entendem a necessidade desta fiscalização, pela segurança de todos.
  • Radical
    19 out, 2016 Orelhudo 12:00
    Quanto a mim, arame farpado em toda a volta E DE 3 EM 3 METROS uma mina.
  • desatina carreira
    19 out, 2016 queluz 11:33
    já apanharam o pedro dias?