Tempo
|
A+ / A-

Aguiar da Beira. GNR acossa suspeito para que ele “cometa um erro”

18 out, 2016 - 18:00 • João Carlos Malta

Caso de Pedro Dias está a ser tratado como o de "uma ameaça de bomba": sempre que há uma suspeita é necessário despistar todos os riscos para as populações.

A+ / A-
Aguiar da Beira. O percurso do criminoso mais procurado de Portugal
Aguiar da Beira. O percurso do criminoso mais procurado de Portugal

Veja também:


Os dias de fuga de Pedro Dias, o suspeito de matar duas pessoas em Aguiar da Beira e ferir com gravidade outras três, vão-se avolumando. Com isso em mente, a GNR aposta numa estratégia em que o homicida se sinta acossado e, por isso, cometa um erro. O cansaço que se vai acumulando pode ser um aliado precioso.

“Este indivíduo está desgastado pelo muitos dias de fuga. Mesmo que durma, não dorme em condições normais, e está a ficar psicologicamente mais desgastado. Portanto, é pressionar um bocadinho para ver se há um erro”, explica à Renascença o relações públicas da GNR, o major Marco Cruz.

O militar explica as constantes acções de perseguição e patrulha da GNR no terreno com uma comparação. Este caso é "como as ameaças de bomba. Os protocolos dizem que devemos fazer tudo como se tivéssemos ali um engenho. É isso que estamos a fazer no terreno”, resume Marco Cruz.

O major garante que a prioridade de todas as acções da Guarda é “garantir a segurança das pessoas”. Mas acossar o indivíduo não poderá deixá-lo mais nervoso e predisposto a cometer outro crime se se sentir em perigo? O relações públicas da GNR discorda. “Sempre que há uma informação credível tem de haver uma intensificação para que as hipóteses de fuga sejam reduzidas”, explica.

Marco Cruz recorda que no dia seguinte aos homicídios foi reduzido o "dispositivo visível com base nessa estratégia”. “Mas não podemos ter só um ou dois homens armados e que não estejam preparados”, defende.

Lidar com a morte de um camarada

O facto de este caso ter um militar morto e outro ferido a tiro na cabeça é um dado que, na óptica do relações públicas da GNR, pode ser lido através de duas perspectivas.

Se na estratégia, garante, "não influencia", na parte emocional pode ter efeitos. "Não digo que não afecte porque é um camarada de armas que ficou [pelo caminho]”, admite.

O que a GNR está “a fazer no terreno está protocolado". "Fazemos neste momento o que faríamos se fosse um indivíduo que não fosse militar”, garante.

Marco Cruz resume que, em “termos de comunicação e do que é visível” do trabalho da GNR, a prioridade “tem a ver com a segurança das próprias pessoas.”

“O patrulhamento de maior visibilidade tem como principal objectivo fazer com que as pessoas se sintam seguras. Este individuo já mostrou que é perigoso e que está para tudo. A dureza dos próprios homicídios demonstra isso”, resume.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fundamental
    12 nov, 2016 Moimenta da Beira 08:30
    Finalmente o homem resolveu entregar-se receoso de ser morto pela policia. Agora tem que se deslindar quem matou e quais as causas das mortes .
  • Disto é que temos
    21 out, 2016 ALJEZUR 11:58
    JOA 18 OUT 2016 LISBOA 21:55 ORA NEM MAIS. A VERGONHA DAS VERGONHAS.
  • FINALMENTE
    20 out, 2016 Carrapato 22:55
    O sucesso das medalhas furadas. No fim disto é preciso chamá-los todos fazer uma festa com comer , discursos e medalhas.
  • Irudito de cima
    19 out, 2016 Abrantes 12:12
    Estão à espera que cometa um erro ! VÁ LÁ, PELOS VISTOS AINDA TEMOS ALGUEM QUE ESCREVE SEM ERROS , porque a imprensa, é uma vergonha.
  • Dr Xico
    19 out, 2016 Lisboa 11:01
    Dizem que está a ser um sucesso ... Pois até agora ninguem se aleijou, tem servido para fazer alongamentos aos cavalos, os cães tem marcado os terrenos em todas as esquinas, os policias tem feito tratamento para o stress a olhar para as paisagens em silêncio absoluto. suponho que esteja, a ser pagos à hora.
  • Ramalho
    19 out, 2016 Minde 08:05
    Bom estes senhores que se dizem Policias ou GNRs s foram treinados e instigados apenas para caçar MULTAS e nada mais. deixem este caso para quem sabe e foi treinado para isso, refiro-me aos Comandos e RANGERS , gente que foi treinada para entrar no esgoto, na lama, nos poços, no esterco, de noite e de dia, enfim aparecem-me estes srs a quem chamam de policias ou de GNRs que só percebem de multas a tentar caçar o suspeito. BRINCADEIRA. Não se admirem que no final apareça um tal Comandante Geral da GNR a colher os louros todos para si a dizer que blá, blá, blá tudo tretas . Tratem de colocar no terreno sim quem foi treinado para isso, e olhem que sei o que digo
  • C.A.Reis
    19 out, 2016 Lisboa 00:55
    Almada 18 out, 2016 Almada 20:09 Porque não se oferece para rapidamente apanhar o fugitivo. Gabarolas de sofá existem muitos.
  • Tuca
    18 out, 2016 Espinho 22:43
    Será que a polícia está a ganhar à hora?
  • joa
    18 out, 2016 Lisboa 21:55
    Há outro suspeito à solta que também devia ser investigado, um tal centeno que acabou de forma muito duvidosa, usando dinheiros públicos, de oferecer um "salário" multimilionário inaceitável ao boy da Caixa de 30 mil euros ao mês!!!, fora prémios, mordomias! Isto num país ou lá o que é cheio de pobreza, desigualdades, péssimo sistema de saúde, cidadãos sem assistência médica! É a justiça social e fiscal| O descaramento, gozo e falta de escrúpulos desse centeno que julga que os portugueses são es túpidos, quando vem com argumentos esfarrapados sem fundamento a tentar justificar o injustificável! Devia era pagar do seu bolso esses abusos! Numa caixa que tem "ajudas" públicas, que funcionou normalmente sem administrações inúteis durante um ano, daí a prova da sua ineficãcia! E ninguém faz nada e permite esse Fartar Vilanagem! O bloco de esquerda, pcp, permitem esses abusos! Afinal pensava-se que algo ia mudar, mas pelos vistos não, mais do mesmo e pior! A juntar à desgovernação ainda a atribuição de 50 milhões para a manutenção dos submarinos inúteis, quantia que dava para construir um complexo hospitar principal todo equipado! O maior erro é dar o voto a essa co rja que depois abusa usa as leis e os poderes para satisfazer os seus interesses e lobis. Depois saem ricos e impunes!
  • Marco roupa
    18 out, 2016 Luxembourgo 21:10
    Desculpem-me por este comentário Mas isso até já mete nojo Se fosse um terrorista já tinha destruído meio país e ainda está tranquilo a beber um cerveja. Como é possível um homem ferido brincar com 200 polícias? Só mesmo em Portugal Acordei para a vida Isto é vergonhoso para nós portugueses...

Destaques V+