Tempo
|
A+ / A-

Sonda europeia inicia aterragem para Marte com tecnologia portuguesa a bordo

18 out, 2016 - 15:12

A missão ExoMars é uma colaboração entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Russa. O grande final pode ser acompanhado ao vivo na internet no site da ESA.

A+ / A-

A Agência Espacial Europeia (ESA) está em contagem decrescente para aterrar em Marte. Esta quarta-feira é o dia da Europa tentar a aterragem no planeta vermelho.

Se tudo correr conforme previsto, a ExoMars inicia a descida quando forem exactamente 15 horas e 42 minutos. A viagem é feita a uma velocidade vertiginosa: 21 mil quilómetros por hora durante seis minutos. Segundo os responsáveis da ESA, este é o momento mais delicado da missão.

A missão ExoMars é uma colaboração entre a ESA e a Agência Espacial Russa (Roscosmos). Partiu há oito meses do Cazaquistão e leva tecnologia portuguesa a bordo.

A empresa portuguesa Critical Software é responsável por desenvolver e validar o software que controla a missão europeia e os respectivos instrumentos de bordo, assim como validar o sistema implementado no satélite e proceder aos testes do funcionamento do equipamento real, garantindo que não existem falhas.

O grande final da missão ExoMars pode ser acompanhado ao vivo na internet no site da ESA.

Esta é a segunda vez que uma missão europeia tenta aterrar em Marte. Há 13 anos, a missão Beagle perdeu-se na descida para Marte, mas a ESA espera agora um desfecho bem diferente. Até agora, só os norte-americanos conseguiram a proeza.

Esta missão da Agência Espacial Europeia quer perceber a evolução do planeta vermelho e tentar detectar sinais de vida no planeta. Está já prevista para 2020 uma missão para realizar perfurações no solo.

A primeira tentativa de enviar uma sonda para a atmosfera de Marte aconteceu em Novembro de 1962, mas o aparelho da União Soviética, chamado Sputnik 24, não conseguiu sair da órbita da Terra.

A primeira aterragem com sucesso teve de esperar até à chegada da norte-americana Viking 1, em Julho de 1976, seguida pela Viking 2 em Setembro do mesmo ano. Desde então, os norte-americanos já conseguiram aterrar cinco vezes em Marte. Agora, a Europa quer juntar-se na exploração do espaço e conseguir ser a segunda potência a concluir o feito.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fausto
    19 out, 2016 lisboa 13:32
    Também são bons para ajudar a controlar situações em que um caixote de metal viaja a 21 mil quilómetros por hora durante seis minutos...
  • Alunado
    19 out, 2016 Alcobaça 12:15
    Vá lá, vá lá ! Pensei que os portugueses só eram bons como mafiosos, no gamanço, na corrupção, no lixar o pequeno em favor do graúdo, etc. .

Destaques V+