Tempo
|
A+ / A-

Uma semana para celebrar e divulgar a arte cristã

17 out, 2016 - 12:24 • Ângela Roque

Dezenas de iniciativas vão assinalar o Dia dos Bens Culturais da Igreja.

A+ / A-

Foi instituído há cinco anos e o interesse tem crescido ano após ano: 18 de Outubro é o dia de S. Lucas, padroeiro dos artistas, e foi por isso escolhido para assinalar o Dia dos Bens Culturais da Igreja.

Depois de uma fase inicial, em que se procurou “dar voz às dioceses para que pudessem reflectir e partilhar o trabalho que desenvolvem”, o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja decidiu,no ano passado, alargar o âmbito da iniciativa a outras instituições.

“Já tínhamos percebido que muitas já assinalavam a data com algum evento”, explica a directora deste organismo da Conferência Episcopal Portuguesa, Sandra Costa Saldanha.

Este ano, as iniciativas prolongam-se por toda a semana. “Para 2016, lançámos o repto com a temática ‘Rever a arte cristã’, na perspectiva de olhar de forma mais aprofundada para a obra de arte religiosa enquanto expressão do culto. E, de facto, surpreendentemente, tivemos uma adesão absolutamente inusitada por parte de inúmeras instituições, resultando em cerca de uma centena de actividades, com a participação de várias instituições, públicas e privadas, de todo o país.”

Além das dioceses, “há também iniciativas organizadas por paróquias, irmandades, municípios, serviços centrais do Estado, organismos como museus, bibliotecas, arquivos”. Vão “dedicar um ou mais dias desta semana a esta temática dos bens culturais da Igreja, o que é extremamente interessante".

De 17 a 23 de Outubro, são largas dezenas as iniciativas programadas. Haverá conferências, exposições, apresentações de obras de reabilitação, visitas guiadas, concertos, entre outras actividades.

Um dos eventos do programa será a apresentação do mais recente número da revista "Invenire", uma aposta do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, que Sandra Costa Saldanha garante já ter conquistado leitores. “É já o 12.º número. Ao final de seis anos de edição regular e periódica, o balanço é extremamente positivo, porque temos conseguido captar um sem número de interessados”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+