Tempo
|
A+ / A-

Perdão fiscal e refrigerantes pagam aumento das pensões

14 out, 2016 - 22:57 • Sandra Afonso

De acordo com a proposta de Orçamento, apresentada esta sexta-feira, o aumento de dez euros nas pensões entre 235 e 628 euros vai custar 187 milhões de euros.

A+ / A-

Veja também:


Os dez euros de aumento que o Estado vai dar a partir de Agosto a quem tem pensões entre 235 e 628 euros vão custar 187 milhões. Mas serão compensados por novas receitas.

Há várias medidas previstas que podem compensar esta despesa. Só o “perdão fiscal” deverá render 100 milhões, segundo a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2017, e a nova taxa sobre bebidas açucaradas (IABA), mais 80 milhões.

As duas medidas juntas pagam a subida das pensões.

O Governo conta ainda arrecadar mais 160 milhões com o novo imposto sobre o património imobiliário, 70 milhões com a alteração no imposto petrolífero e 75 milhões com a revisão da receita.

Tudo isto daria mais de 500 milhões aos cofres públicos, mas a eliminação da sobretaxa de IRS vem retirar 200 milhões à conta, e a descida do IVA da restauração custou mais 175 milhões de euros.

Do lado da despesa, o Governo tem ainda que contar com 257 milhões para repor os salários dos funcionários públicos, 60 milhões para a nova prestação social para deficientes e 25 milhões para a reposição das 35 horas semanais na função pública.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • oliver
    10 nov, 2016 canada 17:14
    os comunas do 25 rebentaram com portugal...eles que PAGUEN a CRISE,e o DEFICE!!!!!!!
  • Falacia jornaleira
    15 out, 2016 lis 00:10
    Se consideram um perdão fiscal como é que pode pagar o que quer que seja? Não atentem a nossa inteligência e sejam mais sérios na informação jornalística!

Destaques V+