Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Deficientes vão pagar menos IRS

14 out, 2016 - 14:16

Serão tributados sobre 85% do rendimento. Medida deverá constar do OE 2017.

A+ / A-

Os contribuintes com deficiência que aufiram rendimentos do trabalho dependente e independente vão beneficiar de um desagravamento da tributação em sede de IRS, em 2017, passando a ser tributados sobre 85% do seu rendimento.

De acordo com uma versão do articulado da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), com data de 13 de Outubro, a que a Renascença teve acesso esta sexta-feira, os rendimentos brutos das categorias A e B (trabalho dependente e independente, respectivamente) dos sujeitos passivos com deficiência vão passar a ser considerados para efeitos de IRS em "apenas por 85%".

Actualmente, os rendimentos brutos de cada uma das categorias A, B e H (esta última relativa a pensões) auferidos por sujeitos passivos com deficiência são considerados para efeitos de IRS a 90%.

Já no caso dos pensionistas com deficiência, tal como em 2016, no próximo ano, estes rendimentos serão considerados a 90% para efeitos de tributação em sede de IRS, de acordo com esta versão do articulado do OE2017.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • maria alves alves
    14 out, 2016 lisboa 16:07
    os aposentados com deficiência são diferentes dos funcionários no activo? gostava de saber o porquê da descriminação

Destaques V+