Tempo
|
A+ / A-

Marcelo: “Importância de Fátima é inegável para crentes e não crentes”

13 out, 2016 - 11:33

Presidente classifica a visita do Papa Francisco a Fátima em 2017 como de grande importância para Portugal e para o turismo no interior.

A+ / A-

A importância de Fátima "é inegável" tanto "para crentes e para não crentes", defende o Presidente da República numa entrevista publicada esta quinta-feira pelo jornal "Região de Leiria".

No dia da última grande peregrinação do ano, presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, Marcelo Rebelo de Sousa assume a perspectiva sobre Fátima. "É inegável a sua importância para Portugal. Para crentes e para não crentes. Preservando a posição do Estado que é laico, mas respeitando a grande importância e dimensão da religião católica em Portugal. É importante do ponto de vista religioso, mas também noutras dimensões que lhe estão associadas como o turismo", diz.

Marcelo Rebelo de Sousa, que classifica a visita do Papa Francisco a Fátima em 2017 como de "grande importância para Portugal", admite que "é possível e seria positivo que, de forma equilibrada e sustentada, Portugal pudesse ainda tirar mais proveito do turismo, designadamente na região de Leiria que já tem esse grande polo que é o Santuário de Fátima".

Na mesma entrevista, dada a propósito do 81º aniversário do semanário, o Presidente da República considera que Portugal tem de "fazer mais" para combater a desertificação do interior.

"Teremos certamente de fazer mais do que tem sido feito. Temos de saber tirar partido dos recursos de cada região, de aproveitar as vias de comunicação em que tanto se investiu e potenciar as novas proximidades. Temos de admitir que existirão sempre diferenças, e algumas delas bastante saudáveis, mas não podemos aceitar que parte do território esteja condenado ao despovoamento", diz Marcelo Rebelo de Sousa.

Para o chefe de Estado, "Portugal inteiro tem de acreditar nas suas capacidades e num modelo de desenvolvimento equilibrado para todo o território", lembrando que "o actual Governo criou uma Unidade de Missão para a Valorização do Interior" que "já está a trabalhar na apresentação de medidas".

Sobre uma das prioridades do seu mandato, a relação e a proximidade com as comunidades portuguesas, Marcelo considera que "a diáspora e os emigrantes podem constituir-se como uma rede de enorme importância para a internacionalização dos territórios municipais", agindo como "embaixadores dos produtos locais e das exportações".

"O potencial é muito grande e Portugal terá muito a ganhar com uma forte ligação entre as comunidades emigrantes e os municípios", defende Marcelo Rebelo de Sousa, que promete estar "na primeira linha na dinamização dessa ligação".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Otário cá da quinta
    13 out, 2016 Coimbra 11:59
    Sr. Presidente, eu não votei em V.Exa., contudo, se fosse hoje , com certeza votaria, pois creio que está a ser um bom P.República.-----------------------------------------------------------------------Quanto a esta questão de Fátima, embora eu seja CRISTÃO, mas somente - CRISTÃO, Fátima para mim, não tem importância nenhuma. E na minha modesta opinião, Fátima não tem nada a haver com o CRISTIANISMO. -----------------------------------Não estou contra com quem é crente nesta ou naquela religião, mas eu não quero que alguém fale por mim. AS MINHAS SAUDAÇÕES E BEM HAJA PELO SERVIÇO QUE ESTÁ A PRESTAR AO PAÍS. GRATO.

Destaques V+