Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo estuda mudanças para aliviar recibos verdes

12 out, 2016 - 12:45

De acordo com o jornal "Público", a ideia é evitar que as contribuições sejam muito superiores ao rendimento auferido.

A+ / A-

Veja também:


O Governo está a estudar uma alteração à forma como são calculadas as contribuições dos trabalhadores independentes para a Segurança Social, de modo a que, em 2017, haja uma maior aproximação entre os rendimentos destes trabalhadores e os descontos por eles efectuados.

A ideia é fazer com que, em vez dos rendimentos do ano anterior, sejam considerados os rendimentos relativos a um período de tempo mais curto, permitindo que a contribuição incida sobre aquela que é a remuneração do trabalhador no momento em que efectua os descontos, evitando que as contribuições sejam muito superiores ao rendimento auferido.

De acordo com o jornal "Público", o assunto está a ser negociado entre o Governo e o Bloco de Esquerda (BE) no âmbito da preparação do Orçamento do Estado (OE) para 2017.

O diário recorda que no OE 2016, o Governo já se comprometia a rever, durante este ano, “a base de cálculo das quotizações e contribuições para a segurança social dos trabalhadores independentes, garantindo que estas sejam calculadas com base nos rendimentos reais efectivamente auferidos pelos contribuintes, tendo como referencial os meses mais recentes de remunerações”.

O executivo assumia o compromisso de, ao mesmo tempo, avaliar o alargamento da protecção social dos trabalhadores independentes nos domínios do desemprego, da doença e da assistência a filho.

O artigo não fazia parte da proposta inicial do OE e acabou por ser integrado na versão final, durante a discussão na especialidade, por proposta do BE.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    12 out, 2016 Custoias 23:55
    Recibos verdes e contractos precários são um aproveitamento para abusarem e explorarem o seu semelhante.

Destaques V+