Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conferência Episcopal quer que “assunto” dos incêndios não arrefeça

11 out, 2016 - 15:40 • Ângela Roque

Tomada de posição sai da reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa. O órgão do episcopado congratulou-se com a eleição de António Guterres para a secretaria-geral da ONU.

A+ / A-

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) defende que o assunto dos incêndios "não pode arrefecer" e considerando que é necessário avançar com um "movimento concertado" para prevenir calamidades.

“Foram feitas promessas de não esquecer, mas de enfrentar estas situações no futuro, por parte das entidades governativas, de prevenir. O Conselho Permanente vê com muita preocupação toda esta problemática e, sobretudo, nota que pode haver algum esfriamento nestas promessas, estando disponível para colaborar num movimento concertado para prevenir calamidades. Portanto, é um assunto que não pode ficar esquecido", disse o porta-voz da CEP, padre Manuel Barbosa, esta terça-feira, numa conferência de imprensa que marcou o final de uma reunião do Conselho Permanente do organismo do episcopado.

O porta-voz da CEP lembrou que a Igreja, pela proximidade e pela acção de instituições como a Caritas, "tem uma palavra a dizer" nesta matéria:

“A Igreja nas suas instituições, em especial a Cáritas Portuguesa, as Cáritas diocesanas, e tantos organismos locais, cooperou activamente nas ajudas de emergência, e continua esse apoio. E podem contar, naturalmente, com o apoio da Igreja, até na linha da sua missão de cuidar da natureza, como de todo o ser humano, na linha da Encíclica do Papa Francisco sobre o cuidar da Casa Comum, a ‘Laudato Si’”, decalrou Manuel Barbosa.

A CEP congratulou-se ainda nesta reunião pela "eleição de António Guterres" como secretário-geral da ONU. “O Conselho quis exprimir um voto de congratulação pela sua eleição, pela sua competência, pelas suas qualidades pessoais, assim como pela sua experiência internacional nas causas humanitárias ao serviço das Nações Unidas, um organismo a que a Santa Sé deu o seu apoio desde o seu início, desde que foi criada”, disse o porta-voz da CEP.

No Conselho Permanente desta terça-feira, que decorreu em Fátima, foram ainda partilhados os resultados de duas recentes reuniões onde os bispos portugueses marcaram presença: o XII Encontro de Bispos Lusófonos, que decorreu em Aparecida, no Brasil, e a Assembleia Plenária do CCEE, o Conselho das Conferências Episcopais da Europa, que elegeu como novo presidente o cardeal Angelo Bagnasco, arcebispo de Génova e presidente da conferência episcopal de Itália. O padre português Duarte da Cunha continua como secretário-geral do Conselho até 2018.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+