Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Macau

António Costa irmão do ministro da Educação? E não trouxe Passos Coelho?

11 out, 2016 - 11:51

As perguntas pertencem às crianças da escola que o primeiro-ministro visitou em Macau, na recta final da sua visita oficial à China.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, visitou, esta terça-feira, a escola portuguesa de Macau, numa jornada da visita a Oriente dedicada à educação e ao ensino da língua portuguesa. Num cenário repleto de crianças, é da boca de uma delas que sai a pergunta: é irmão de Tiago Brandão Rodrigues?

“Não”, responde António Costa. A visita do ministro da Educação à mesma escola está prevista para quarta-feira.

Mas o primeiro-ministro foi ainda confrontado por outra pergunta: Passos Coelho não veio consigo? A resposta foi de um embaraçado António Costa, com um “não, não veio”.

Depois foi a vez da visita ao Instituto Politécnico de Macau, onde Costa fez as contas à língua portuguesa.

“A língua portuguesa não é só língua dos 10 milhões que residem em Portugal. Não é sequer só língua dos 10 milhões que residem mais dos cinco milhões de portugueses que se espalham pelo mundo. É uma língua falada por 260 milhões de pessoas em todo o mundo. É uma das línguas mais faladas no mundo e é a língua mais falada em todo o hemisfério Sul. É a língua que, em 2050, será a primeira de 360 milhões de pessoas em todo o mundo”, afirmou.

O primeiro-ministro defendeu ainda que a língua portuguesa faz pontes que vão da Europa à Ásia, à América Latina e a África.

António Costa regressa a Lisboa na quarta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • graciano
    11 out, 2016 alemanha 14:37
    olhe que nao sr costa olhe que nao -daqui por uns anos em portugal so se falara chines -porque portugal comeca a ser uma colonia chinesa e o sr costa e o ps ficaram na historia como os grandes colonizadores chineses
  • Kostas
    11 out, 2016 Alcanhões 14:07
    As crianças têm razão, o Aldrábias de Massa Má devia ter ido de vez (para Macau...)!

Destaques V+