Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ex-escrava do Estado Islâmico recebe Prémio Václav Havel

10 out, 2016 - 19:36

Nadia Murad fugiu aos jihadistas e tornou-se numa activista pela defesa dos direitos humanos.

A+ / A-
Jovem escravizada pelo Estado Islâmico confronta líderes mundiais
Recorde a história de Nadia Murad​, que em Setembro foi nomeada embaixadora da Boa Vontade para as Nações Unidas

Veja também:


O Prémio Václav Havel dos Direitos Humanos 2016 foi atribuído a Nadia Murad, uma jovem activista yazidi que fugiu do autoproclamado Estado Islâmico.

A entrega do prémio decorre esta segunda-feira no Palais de l'Europe, na cidade francesa de Estrasburgo, na abertura da sessão de Outono da assembleia parlamentar do Conselho da Europa.

Nadia Murad foi raptada pelo autoproclamado Estado Islâmico no Norte do Iraque, em 2014, juntamente com milhares de mulheres e crianças da etnia yazidi.

Tinha 21 anos e foi remetida à condição de escrava dos jihadistas. Foi abusada durante três meses, até que conseguiu fugir para a Alemanha.

Desde então tornou-se activista dos direitos humanos e não parou de denunciar ao mundo a situação da minoria yazidi, perseguida pelo Estado Islâmico no Norte do Iraque.

As mulheres e as crianças yazidi são utilizadas como escravas sexuais dos terroristas e traficadas entre os jihadistas.

Nadia Murad era uma das candidatas ao Prémio Nobel da Paz deste ano, atribuído na semana passado ao Presidente da Colômbia, José Manuel Santos, pelo seu contributo para o acordo de paz com as FARC que colocou fim a uma guerra civil com cinco décadas.

A jovem yazidi é embaixadora de boa vontade das Nações Unidas para a Defesa da Dignidade dos Sobreviventes do Tráfico Humano.

O Prémio Václav Havel dos Direitos Humanos, atribuído pelo Conselho da Europa, visa recompensar acção de destaque na sociedade civil na defesa dos direitos humanos na Europa e fora do continente.

O prémio, atribuído pela Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa em parceria com a Biblioteca Václav Havel e a Fundação Carta 77, tinha como outros candidatos finalistas Gordana Igric, jornalista sérvia e defensora dos direitos humanos e liberdade de imprensa; e o International Institute of Human Rights - René Cassin Foundation.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Santos
    10 out, 2016 2800 22:08
    MAIS que MERECIDO.

Destaques V+