Tempo
|
A+ / A-

​Sete dicas da dieta de Okinawa para viver até aos 100 anos

07 out, 2016 - 15:49

15 antioxidantes naturais e conselhos da dieta de Okinawa para viver até mais tarde.

A+ / A-

Veja também:


O Japão é o país com a esperança média de vida mais elevada do mundo e Okinawa destaca-se claramente neste campeonato da longevidade. É neste arquipélago do sul do Japão que fica Ogimi, a aldeia com maior índice de longevidade do planeta.

Os espanhóis Héctor García e Francesc Miralles foram até Ogimi para tentar conhecer melhor as causas deste fenómeno. Da viagem e da investigação nasceu um livro, “Ikigai - Viva Bem Até aos Cem”, editado em Portugal pela Albatroz.

Entre os factores da longevidade dos habitantes de Okinawa, está, dizem García e Miralles, a alimentação. Não é uma novidade: cientistas de todo mundo analisam há muitos anos a dieta de Okinawa.

Em “Ikigai - Viva Bem Até aos Cem”, os autores recuperam algumas das conclusões dessas investigações, cruzando com as suas próprias observações em terras japonesas.

1. Menos é mais

Os habitantes de Okinawa ingerem 1.785 calorias por dia, em média, quando no resto do Japão a média é de 2.068 (dados de 2011). É a chamada lei dos 80%: o truque é parar de comer “quando sentirmos que estamos cheios, mas que ainda comíamos mais qualquer coisa”. Os autores fazem duas sugestões para cumprir este princípio: não comer sobremesa ou diminuir ligeiramente a porção que costuma comer.

2. Diferente é mais

A dieta de Okinawa consiste numa “grande variedade de alimentos”. Os centenários de Okinawa consomem regularmente 206 alimentos diferentes, incluindo especiarias, e, diariamente, ingerem uma média de 18 alimentos, “o que contrasta com a pobreza" da cultura ocidental de comida rápida.

3. Legumes e frutas

Sete tipos de legumes e frutas são ingeridos por dia pelos habitantes de Okinawa. “A hortaliça, as batatas, os legumes e os derivados da soja, como o tofu, são os alimentos mais comuns na dieta de Okinawa. Mais de 30% das calorias diárias provêm dos legumes.”

4. O elogio do arroz

Os cereais são a base da dieta de Okinawa, sobretudo arroz branco, complementado por massa (soba ou udon).

5. Proibido o açúcar. Ou quase

Ou quase. Os habitantes de Okinawa só consomem açúcar de forma indirecta e, quando o fazem, é de cana. Os doces e os chocolates quase não estão presentes nos hábitos alimentares – os habitantes desta província japonesa consomem um terço do açúcar que se ingere no resto do Japão

6. Sete gramas de sal

É a média diária de consumo de sal em Okinawa – metade do resto do Japão.

7. Antioxidantes naturais

São 15 os antioxidantes (moléculas que inibem a oxidação de outras moléculas, retardando assim o envelhecimento) naturais que caracterizam a dieta de Okinawa. Aponte: tofu, miso, atum-bonito, cenoura, goya (um legume verde amargo), as algas konbu e nori, couve, cebola, rebentos de soja, hechima (um tipo de pepino), grãos de soja (cozidos ou crus), batata-doce, pimentos e chá sanpincha (uma mistura de chá verde e flores de jasmim).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Almeida
    11 jul, 2017 Viseu 14:09
    Uma boa dieta para 4h de trabalho M.A
  • Marcelo
    07 jan, 2017 Brasil 23:55
    A alimentação pode atuar em 30% da longevidade (uma boa percentagem). Porém, deve-se levar em conta também a genética, estilo de vida, horas de sono, nível de estresse e exercícios físicos. Sabe-se que os habitantes de Okinawa tem uma genética de disposição à longevidade, um estilo de vida prazeroso vigoroso (jardinagem, artes marciais, etc), dormem muito bem e tem níveis baíxissimos de estresse devido ao conjunto do estilo de vida.
  • Celina Faria Macedo
    11 dez, 2016 Brasil 13:43
    ESTOU MUITO CURIOSA PARA APRENDER MAIS SOBRE A REGRA DE SER FELIZ ATE AOS 100 ANOS, HOSTARIA DE SABER NOS MINIMOS DETALHES O QUE COMER E OS ORARIOS CERTOS DAS ALIMENTACAO, AGRADECO A ATENCAO . CELINA.
  • morde A foca
    07 out, 2016 18:40
    segredo esta no saké e nada mais...
  • zé tolas
    07 out, 2016 lisboa 17:42
    7 gramas de sal por dia? isso é muito mais do que a OMS recomenda. já nao quero seguir a dieta de okinawa!
  • Juan Panvini
    07 out, 2016 Mafra 16:12
    Se cumprir essa dieta durante 1.200 meses viverá 100 anos
  • José Saraiva
    07 out, 2016 Viseu 16:10
    e será que o SEGREDO estará APENAS na alimentação??...

Destaques V+