Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa e primazes anglicanos assinalam 50 anos de encontro histórico

06 out, 2016 - 12:26 • Anglicanos dos Estados Unidos têm novo líder , Igreja americana suspensa da Comunhão Anglicana , ​Arcebispo da Cantuária defende permanência do Reino Unido na UE

“Reflectindo sobre a nossa caminhada comum, ocorrem-me três palavras: oração, testemunho e missão”, disse Francisco à delegação anglicana.

A+ / A-

O Papa Francisco recebeu esta quinta-feira em audiência o arcebispo de Cantuária, Justin Welby, e vários primazes de províncias anglicanas em todo o mundo, apelando à missão comum das duas comunhões cristãs.

O encontro em Roma teve por objectivo recordar os 50 anos do encontro histórico entre o Papa Paulo VI e o então arcebispo de Cantuária Michael Ramsey. Tratou-se, então, do ponto de partida do diálogo ecuménico entre católicos e anglicanos depois de vários séculos marcados acima de tudo por antagonismo.

Francisco participou na noite de quarta-feira na oração de vésperas na Igreja Anglicana de Roma e esta manhã recebeu no Vaticano a delegação, chamando a atenção dos presentes para a importância de se apoiarem mutuamente na missão que cabe aos cristãos.

“Reflectindo sobre a nossa caminhada comum, ocorrem-me três palavras: oração, testemunho e missão”, disse.

Referindo-se ao testemunho, Francisco falou na evolução da ideia do diálogo ecuménico. “Cresceu a convicção de que o ecumenismo nunca é um empobrecimento, mas sim uma riqueza; aprofundou-se a certeza de que aquilo que o espírito semeou no outro, rende uma colheita comum.”

Já sobre a missão, o Papa disse aos anglicanos que “existe um tempo para tudo e agora é o tempo em que o Senhor nos desafia, de forma particular, a sair de nós mesmos e do nosso ambiente, para poder levar o seu amor misericordioso a um mundo sedento de paz.”

A Igreja Anglicana resulta de um cisma do século XVI que teve, entre outras causas, a disputa entre o Rei Henrique VIII e o Vaticano. Desde o encontro entre Paulo VI e o arcebispo Ramsey tem havido diálogo regular e constante, com a assinatura de várias declarações comuns. Mas ao mesmo tempo as decisões tomadas por várias das mais influentes igrejas anglicanas, nomeadamente as dos países desenvolvidos, no campo da ordenação de mulheres e de aceitação da homossexualidade, entre outros, levantaram sérios obstáculos doutrinais entre as duas igrejas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+