Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

República volta a ser feriado e o Presidente volta à Praça do Município

05 out, 2016 - 09:51 • Eunice Lourenço

Marcelo e Costa com agenda preenchida no regresso do feriado de 5 de Outubro, em que os jardins do Palácio de Belém voltam a estar abertos.

A+ / A-

Esta quarta-feira é dia de regresso da implantação da República a feriado nacional, mas também de regresso do Presidente da República à tradicional celebração do 5 de Outubro na Câmara de Lisboa.

No ano passado, Cavaco Silva ficou a reflectir no resultado eleitoral da noite anterior, num ano anterior a cerimónia tinha sido transferida para o Páteo da Galé para tentar evitar apupos e manifestações. Este ano, Marcelo Rebelo de Sousa cumpre a tradição: preside ao hastear da bandeira republicana nos Paços do Concelho e depois desce à Praça do Município para discursar.

A cerimónia, em que também discursa o presidente da Câmara de Lisboa, tem início previsto para as 11 horas, mas é apenas um dos cinco pontos de agenda com que o Presidente da República celebra o dia.

Depois da Câmara, Marcelo vai à sede da Liga dos Combatentes. Às 15h00, preside à cerimónia de entrega de espadas na Academia Militar e às 17h00 visita a Mercearia Social – Valor Humano.

O último ponto da agenda presidencial é a cerimónia de imposição de condecorações a Manuel Alegre, a Guilherme d’Oliveira Martins e, a título póstumo, a Barbosa de Melo. A cerimónia está marcada para as 19h00 no Palácio de Belém, onde os jardins vão estar abertos toda a tarde – como, aliás, já é também tradição.

Na lista de condecorações deste 5 de Outubro chegou a estar a Sociedade Portuguesa de Autores, mas como tanto o presidente como o vice-presidente estão fora do país a entrega da condecoração ficou adiada.

Também o primeiro-ministro, António Costa, tem agenda preenchida neste 5 de Outubro que volta a ser feriado, como ele próprio tinha prometido. De manhã, está na cerimónia da Câmara de Lisboa, à tarde vai à inauguração da nova junta de freguesia de Marvila e, à noite, já na condição de secretário-geral do PS, participa no tradicional jantar republicano do PS de Alenquer.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    01 dez, 2016 Custoias 15:45
    Aqueles que votaram PSD e CDS deviam trabalhar no dia de hoje. Não era assim que queriam? Anular quase todos os feriados?
  • barsanulfo
    05 out, 2016 alcains 15:18
    Estimado, Exmo. Sr. Presidente da República. Permita-me uma breve declaração de interesse. Não foi eleito com o meu voto, facto que me desobriga ( onde é que ouvi isto há dias?) de qualquer preconceito ideológico! Pelo que, enquanto cidadão livre ( mesmo que tivesse votado!) quero deixar-lhe uma palavra sincera de apreço, a que junto o desejo de que assim se mantenha durante o/s seu/s mandato/s. Seguro, objectivo, sereno, esclarecedor, clarificador, unificador, Presidente de todos os Portugueses, "despido" de qualquer tendência politico-partidária. Este dia, valeu para mim,pelo seu significado hostórico, , pelo modo como foi festejado, pelo local onde decorreu a cerimónia ( não se encerrou envergonhado numa sala com amigos), não içou a bandeira com os símbolo invertido e, por fim, um último pormenor para mim muito relevante. Pelo que terá feito corar de vergonha ( nunca a teve!) um tal anibal de Boliqueime, agora entretido na colheita do medronho na serra algarvia ( aleluia!).
  • Marteladas
    05 out, 2016 Algodres 10:26
    Lá no fundo, no fundo, o Marcelo também acha que não devia ser feriado... (penso eu de que)!

Destaques V+