Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Tarzan da Caparica". O herói das praias da Costa vai ser homenageado

04 out, 2016 - 19:44

No dia em que faria 94 anos, o banheiro mítico vai ser lembrado pela Fundação INATEL e a Associação Gandaia. A Renascença mostra algumas das fotos da exposição que inaugura na sexta-feira.

A+ / A-

A partir de 1939 e durante mais de 40 anos, António Gonçalves Ribeiro foi banheiro na Costa da Caparica. Mas não foi um banheiro qualquer.

Para os pescadores locais, era o "Roaz" (golfinho); os banhistas apelidavam-no de "Tarzan". Alcunhas que serviam para descrever o carisma e a coragem de um homem que fez mais de 300 salvamentos, muitas vezes quando o mar não estava para brincadeiras.

O "Tarzan da Caparica" foi também responsável por ensinar sucessivas gerações de crianças e jovens a nadar. Rapidamente ganhou a admiração dos que o rodeavam e as notícias dos seus feitos chegaram mesmo a encher páginas de jornais em Portugal e no estrangeiro.

Esta sexta-feira, às 11h00, o INATEL vai recordar esta figura icónica das praias da margem sul do Tejo, com uma exposição fotográfica comemorativa. A cerimónia vai ser dirigida pelo apresentador Júlio Isidro, no hotel INATEL Caparica.

Veja algumas das fotos da exposição:

"Tarzan" vigia a praia da Costa da Caparica (1970)


O nadador-salvador rapidamente conquistou a confiança e a admiração dos banhistas da Costa da Caparica

António Gonçalves Ribeiro dizia que tinha aprendido a nadar com os golfinhos: "Meti-me dentro de água, via-os lá com aquele movimento das barbatanas, distraí-me, agarrei-me e um deles levou-me com ele. Quando me larguei, voltei a nadar para terra outra vez. Quer dizer que eles já achavam aquilo engraçado. Iam para comer e então ensinar-me a nadar".



"Tarzan" e Germana, a mulher, que o ajudava na praia - levava-lhe o almoço e fazia-lhe companhia (1946)



Além de vigiar as praias, o "Tarzan" também ensinou muitas gerações de crianças e jovens a nadar




Nos últimos anos de vida, António Ribeiro dedicou-se ao artesanato em concha
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Victor grancho
    19 fev, 2017 Beira baixa 14:32
    Grande figura do nosso atlantico, da Caparica... Que descance em Paz !
  • João Oliveira
    07 out, 2016 Évora 20:47
    Tive a oportunidade de o conhecer e conviver pessoalmente em virtude de ter frequentado a FNAT durante 17 anos praticamente seguidos. Ainda tenho uma fotografia em que ele aparece em fundo. Se pudesse estaria presente na homenagem
  • Jose
    07 out, 2016 Piedade 17:36
    Uma estatua para o homem! Grande heroi das nossas praias! :)
  • Mário Boanova
    07 out, 2016 lisboa 10:22
    Em 1980 conheci o Sr. Antonio (Trarzan) altura em que fui para o parque Inatel e onde permaneço ainda hoje grande homem semre pronto a ajudar e com uma educação enorme este homem marcou a minha vida e de muitos que amam a Costa de Caparica.
  • António Saldanha
    06 out, 2016 Odivelas 21:52
    Tive a oportunidade de o conhecer na Costa de Caparica na década 90. Homenagem justa. Parabéns ao Inatel pela excelente ideia.
  • Maria Manuela Nunes
    06 out, 2016 Queluz 11:15
    Não conhecia este herói. Ainda bem qye lhe prestam a justa homenagem pela sua vida gasta em prol da vida dos outros.
  • Antonio Miquelino
    05 out, 2016 Esposende ...4740-522 22:49
    homenagem mais que merecida ! poderiam ir mais longe com uma estátua e um busto de nadador salvador frente ao mar na concessão que ele foi herói e fiz ver que na maior das humildades podemos ser grandes !! Muito grandes mesmo . .Deixo os meus parabéns ao ENATEL ,por este feito .Bem hajam!!!!
  • Álvaro Marcelino
    05 out, 2016 Sesimbra 12:24
    Uma figura menor. Tarzan era o Taborda.
  • Cruz dos Santos
    05 out, 2016 COIMBRA 08:52
    Digno de ser homenageado pelo INATEL, como deveria ser também distinguido com um busto, ou com seu nome numa rua. Actualmente, os "Tarzans" como este nosso "Herói", estão a desaparecer, para dar lugar aos platirríneos desta selva burocrática. Parabéns a todos estes Homens e Mulheres que não se esquecem de alguns (raros, infelizmente!) Heróis que ainda existem. 5 estrêlas!
  • antonio veloso
    05 out, 2016 lisboa 08:44
    Este bravo homem merece sem duvida uma grande homenagem pelos seus feitos........

Destaques V+