Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dieta. Portugueses recuperam 80% do peso perdido

04 out, 2016 - 07:37

Estratégias agressivas e falta de exercício físico entre os motivos que leva muitas pessoas a não conseguir manter o peso perdido. Mas também há casos de sucesso.

A+ / A-

Os portugueses que tentam emagrecer perdem, em média, sete a oito quilos, mas depois recuperam 80% do peso perdido. É o que diz um novo estudo da Faculdade de Motricidade Humana feito com uma amostra representativa da população portuguesa.

Em cada dez quilos de peso perdidos pelos portugueses, há oito que são recuperados, afirma Pedro Teixeira, professor e investigador da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), em declarações à agência Lusa.

"Há muitas pessoas que conseguem perder peso, mas a maioria tem dificuldades em mantê-lo ao longo do tempo", afirma, adiantando que não é, maioritariamente, por falta de motivação as pessoas voltam a engordar.

As tentativas de perda de peso duram, em média, 44 semanas – menos de um ano – e as explicações para as dificuldades em mantê-lo podem passar pelo uso de estratégias e métodos pouco sustentados no tempo, como o recurso a dietas demasiado agressivas e a ausência de exercício físico.

O estilo de vida contemporâneo também ajuda a explicar o fenómeno de reganho de peso: "É como estar a remar contra a corrente do rio. Há muita pressão para uma alimentação demasiado calórica e para passarmos muito tempo sentados", afirma o investigador Pedro Teixeira.

"Não há uma única receita para o sucesso”

Também há histórias de sucesso sobre quem consegue perder peso. Mas a receita não é universal.

"Não há uma única receita para o sucesso. É sempre a própria pessoa que consegue encontrar a fórmula que melhor se adapta às suas preferências, ao seu quotidiano. Sabemos que existem vários perfis de sucesso. Cabe a cada um perceber o que é melhor no seu caso", afirma o professor da FMH.

Ainda assim, há questões concretas comuns aos casos de sucesso de perda e manutenção do peso, como a alimentação equilibrada e com um padrão regular e a capacidade de incluir a actividade física no dia-a-dia, combinado com não passar muitas horas a ver televisão.

"É rara a pessoa que consegue manter peso com sucesso sem actividade física regular, ronda apenas um por cento dos casos", destaca Pedro Teixeira.

Actualmente, a Faculdade de Motricidade Humana está a testar as estratégias de manutenção da perda de peso com o recurso às tecnologias de informação, tentando compreender como sites ou aplicações informáticas e de telemóvel podem ser usadas ao serviço da melhoria da saúde.

Este estudo (NoHow), financiado pela Comissão Europeia, também vai decorrer na Dinamarca e também no Reino Unido.

Em Portugal, a FMH convida os portugueses que já empreenderam um processo de perda de peso, ou que estão a fazê-lo, a integrarem, de forma gratuita, o estudo, beneficiando de avaliações periódicas que podem ajudar a investigação e contribuir para o controlo dos casos individuais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+