Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa na Geórgia

"Não acabem o dia sem fazer as pazes. A guerra fria do dia seguinte é perigosíssima”

01 out, 2016 - 15:44 • Aura Miguel enviada à Geórgia

Francisco diz que está em curso uma guerra ideológica contra o casamento e que deve-se fazer tudo para salvar o matrimónio.

A+ / A-
Papa. Há uma "guerra mundial para destruir o matrimónio"
Papa. Há uma "guerra mundial para destruir o matrimónio"

O Papa Francisco considera que há uma guerra em curso para destruir o casamento. E que é preciso combatê-la com acolhimento e acompanhamento dos casais que vivem dificuldades. Num encontro com padres, seminaristas, mas também com casais, Francisco alertou para os perigos da ideologia de género e disse que “deve fazer-se tudo para salvar o matrimónio”.

“Hoje existe uma guerra mundial para destruir o matrimónio. Não se destrói com as armas, destrói-se com as ideias. Há colonizações ideológicas que o destroem”, disse o Papa apelando a que os casais em dificuldades sejam ajudados.

“E como se ajudam os casais? Ajudam-se com o acolhimento, a proximidade, o acompanhamento”, afirmou Francisco, acrescentando: “Quantos matrimónios se salvam se há a coragem de, no fim do dia, não fazer um discurso mas uma carícia, e está feita a paz.”

O Papa voltou a dizer que é normal os casais discutirem, mas apelou a que façam as pazes antes de dormir. “É normal que no casamento se discuta? Sim, é normal, mas se há amor verdadeiro, faz-se as pazes de imediato. Discutam tudo o que for preciso, mas não acabem o dia sem fazerem as pazes. Sabem porquê? A guerra fria do dia seguinte é perigosíssima”, avisou lamentando que tantas crianças sofram com os divórcios dos pais.

“Sabes quem paga as despesas do divórcio? Os dois [elementos do casal] e mais: paga Deus, porque quando se divorcia uma só carne, a imagem de Deus suja-se. Pagam as crianças, os filhos. Vocês não sabem o quanto sofrem as crianças, os filhos pequenos quando vêm os litígios e as separações dos pais”, disse o Papa, quer também apelou aos casais para que se façam ajudar.

“É verdade que há situações mais complexas, quando o diabo se mete e coloca uma mulher em frente ao homem, que lhe parece mais bela que a sua. Ou quando coloca um homem em frente à mulher, que lhe parece melhor que o seu. Peçam logo ajuda. Quando vêm estas tentações, peçam logo ajuda”, pediu Francisco, que também aproveitou o encontro para falar sobre o diálogo entre cristãos.

Num país em que os católicos são apenas dois por cento, o Papa apelou à convivência entre cristãos e considerou que tentar converter os ortodoxos é um pecado grave.

“Que devo fazer com um amigo, um vizinho, uma pessoa ortodoxa. Ser aberto, ser amigo. Mas devo tentar convertê-lo? O proselitismo é um pecado grave contra o ecumenismo. Não se deve fazer proselitismo com os ortodoxos, são amigos e irmãs nossos, discípulos de Jesus Cristo”, concluiu o Papa Francisco no encontro que decorreu numa igreja que, durante o período soviético, serviu de ginásio e de repartição pública.

A Renascença com o Papa Francisco na Geórgia e no Azerbaijão. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nelson
    02 out, 2016 Torres vedras 07:55
    Tenham muito cuidado para não continuarem a seguir cegos. O próprio Papa não está a explicar as verdades por detrás disto tudo, nem saber distinguir, saber separar as coisas. Uma mentir a si mesmo, outra violência doméstica, outra casamento de papel é ilusão, quando em verdade o templo está em si mesmo, o perdão está cá tb para se libertar. Tenham mesmo muito cuidado pq toda a religião nega a própria verdade. Tudo isso é sinal que as máscaras, mentiras do homem está a ruir, criaram o próprio caos ao negar a si mesmo. O caminho trilhado fala por si mesmo, violações de crianças, freiras, matança, apoio aos governantes, riqueza que guardam, um reino, agora ainda tentam manipular sem contar, explicar as verdades como tudo é criado e como os prendem de corpo e alma, onde se pecam a si mesmo, tal como quem reprenta igreja obra exterior se negam a si mesmo. Gratidão
  • Mário João Castro
    01 out, 2016 São Mamede de Infesta 22:29
    Curioso como não há comentários...se fosse sobre temas materialistas já havia opinadores mas como é sobre a relação mais sagrada entre dois seres nada interessa...sinal dos tempos diabólicos que vivemos! A minha terna e eterna gratidão para este Papa absolutamente Divino!!! O meu casamento alicerça-se na base que ELE tanto deseja! E tudo fica mais simples...sem mentiras, com Honestidade e Verdade na busca da Felicidade plena!!! DEUS é o nosso Padrinho, ontem, hoje e para todo o sempre !!!
  • margarida
    01 out, 2016 lisboa 17:47
    "e que deve-se" ????? Que português é este?
  • J
    01 out, 2016 Lisboa 17:28
    Caro Santo Padre, temos que distinguir entre casamento religioso e civil. O problema está no civil, pois como a maioria dos casados sabe, o casamento muda a relação entre os casados. Pessoa que se cortejavam e que se mostravam amáveis com os respetivos companheiros, após o casamento, acabam por mudar o seu comportamento, ou porque acham que não existe mais porque batalhar porque está tudo ganho ou porque a outra parte partiu para a ofensiva. São estes casos que levam toda a comunidade a repensar o casamento. Não misture alhos com bugalhos.

Destaques V+