Tempo
|
A+ / A-

Cavaco Silva pagou metade do IMI que devia durante 15 anos

01 out, 2016 - 11:24 • Sandra Afonso

As finanças já avaliaram pelo menos três vezes a casa de férias de Cavaco Silva e o valor é sempre sujeito a grandes correcções. No total, subiu mais de 300 mil euros.

A+ / A-

O ex-Presidente da República Cavaco Silva pagou metade do IMI que deveria ter pago durante 15 anos. Em causa está a sua casa de Albufeira, que nos últimos 18 anos foi avaliada três vezes pelas finanças, segundo avança este sábado o jornal "Público". O ex-Presidente recusou falar ao jornal, mas os fiscalistas ouvidos pelo jornal admitem fraude ou negligência.

As finanças já avaliaram pelo menos três vezes a casa de férias de Cavaco Silva e o valor é sempre sujeito a grandes correcções. No total, subiu mais de 300 mil euros.

Em 1999, a vivenda Gaivota Azul começou por ser avaliada por menos de 90 mil euros. Um ano depois, subiu para quase 200 mil euros. No ano passado, a Autoridade Tributária considerou que tinha um valor patrimonial de mais de 392 mil euros.

O que explica este enorme agravamento fiscal? Segundo o jornal "Público", “o contribuinte deixou de beneficiar do facto de ter fornecido às finanças dados errados quanto à casa, área e características, que fizeram cair para perto de metade os impostos devidos”.

Os impostos pagos entre 2000 e 2015, sisa, contribuição predial e mais tarde o Imposto Municipal sobre Imóveis, foram calculados com base numa planta que nunca chegou a ser executada. A planta correcta só chegou às finanças em 2015.

O "Público" contactou vários especialistas em direito fiscal, que admitem erro voluntário ou negligente. O jornal questionou Cavaco Silva, que não respondeu.

A Renascença também já pediu uma reacção ao ex presidente e aguarda resposta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe Couto
    01 out, 2016 Angra do Heroísmo 15:38
    Mais uma roubalheira da quadrilha do BPN/SLN/PPD.
  • lagidiv
    01 out, 2016 almada 15:29
    Porque é que estão a dar esta notícia se este se este cidadão é tão exemplar na sua conduta? será que foi ou é muito cumpridor das suas obrigações? Mas com os dados apresentados e como economista que é não nos restam dúvidas nenhumas que houve falcatrua. Averiguem e se de facto houve tramóia que pague e bem pago porque não merece qualquer tipo de contemplações! TOMA !!!!!!!!!!!!!
  • Ricardina Silva
    01 out, 2016 Tondela 15:02
    Vá malta da PAF venham cá falar de saque fiscal, de confisco, de que vamos ser outra Venezuela. Cambada de sem vergonhas que sois.
  • a.carvalho
    01 out, 2016 v n famalicão 15:01
    Para que alguém seja mais sério do que eu, tará que nascer pelo menos duas vezes ... Palavra de Cavaco na sua última campanha eleitoral. Ora perante isto, e como diz o povo e com razão, é mais fácil apanhar um mentiroso do que um coxo. COMO SE PODE IMAGINAR TUDO ISTO É PARA A MARIA QUE COITADA SÓ GANHA 800€ MÊS. E NÃO CHEGA PARA PAGAR AS CONTAS. Dá para imaginar, que, se isto que se passa com este indivíduo fosse com o Eng. José Sócrates o Correio da Manhã não escrevia???
  • O país da diversão
    01 out, 2016 Lisboa 14:58
    Existe um mau jornalismo neste país, o jornalismo da diversão. E é assim em parte porque sabem que é disso que o povo gosta, dinheiro e circo! Por isso em geral as noticias são sobre dinheiro e circo. Parece que não sabem qual a função principal do jornalismo. Alguns artigos críticos deste mau jornalismo explicam isso. Um comentador falou no "descrédito das instituições", mas esse descrédito vai muito mais além do que ele imagina.
  • José Graça
    01 out, 2016 Porto 13:22
    O imóvel foi reavaliado mais de 3 vezes e o valor patrimonial " quase duplicou". Ponto! Quando deixará a RR de perder energias a querer ser um pasquim sensacionalista ? Deixem isso para outros. Há tantas coisas importantes, sérias e interessantes para fazer... E, sobretudo, há que preservar a Imagem de Seriedade e de Verticalidade que a RR transporta há 100 anos, ou seja, uma Referência Nacional. É indispensável que os mais novos da RR entendam e valorizem isto. Valha-nos Deus
  • Filipe Cunha
    01 out, 2016 Avis 13:20
    Um gatuno do PSD. Outro.
  • Joca
    01 out, 2016 Oeiras 12:36
    Independentemente do desfecho isto não abona nada em favor de um ex-Presidente. Começamos a estar habituados. o que é muito mau. O descrédito da instituições é por demais evidente no cidadão comum.
  • Otário cá da quinta
    01 out, 2016 Coimbra 12:18
    SIMPLESMENTE VERGONHOSO.
  • rosinda
    01 out, 2016 palmela 12:17
    Como e suposto cavaco silva nao traz a casa dentro do bolso! Avaliaram a casa tres vezes a culpa e de quem faz as avaliacoes.

Destaques V+