Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro diz que cultura é importante para derrubar muros na Europa

01 out, 2016 - 01:06

Eduardo Cabrita esteve em Óbidos a participar no festival literário.

A+ / A-

O ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, sublinha o papel da cultura para evitar o "drama" do reaparecimento de muros na Europa e promover a pluralidade e a tolerância.

"É um drama quando se vê reaparecerem muros na Europa, com esta ideia de Europa que recusa o braço àqueles que fogem da guerra e buscam paz, liberdade e segurança mínima", afirmou Eduardo Cabrita, sublinhando o papel da cultura para promover "novas formas de estar" em relação aos refugiados.

Em Óbidos, onde participou numa conversa sobre "Jornalismo, Utopia e Cultura, o ministro-adjunto lembrou que "Portugal é o país europeu que tem mais palavras originárias do árabe", considerando que a "dimensão multicultural" da língua contribui para a "forma diferente de estarmos no mundo e nos relacionarmos".

Para isso contribui "a dimensão cultural, utópica, de sonho" de um país em que "a cultura deve ser um ato de abertura à tolerância, de pluralidade, de compreensão do outro".

A cultura, deve ainda, segundo o ministro ser "uma afirmação das políticas locais", fomentando iniciativas como o Folio -- Festival Literário Internacional de Óbidos.

Demonstrando a satisfação de que "estas coisas possam acontecer e ser um sucesso fora de Lisboa e do Porto", Eduardo Cabrita desafiou os municípios a as regiões do país a fazerem-se "valer pela sua diferenciação".

Portugal, afirmou que "não ganha nada em tentar mimetizar o que fazem outros [países]", que por serem maiores e com mais recursos "provavelmente farão melhor", quando pode diferenciar-se "por aquilo que é único", como "a língua, a relação com o mar ou a dimensão universalista".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    01 out, 2016 Portugal 14:28
    E que culpa temos nós que muitos governos criem instabilidade nos seus Países e provoquem guerras? Resolvam é os problemas nesses Países em vez de criarem mais problemas noutros Países com a vinda de migrantes. Bateram palmas com a invasão do Iraque e Líbia e agora todos temos de pagar pelos vossos erros? Só mostra uma falta de bom senso e uma ignorância em matéria de politica.

Destaques V+