Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crianças em falsas escolas corânicas retratadas em livro

01 out, 2016 - 00:48 • Elsa Araújo Rodrigues

Reportagem de Mário Cruz foi transformada em livro que é apresentado este sábado em Lisboa.

A+ / A-
Como Mário Cruz fez a reportagem que encantou o júri do World Press Photo
Como Mário Cruz fez a reportagem que encantou o júri do World Press Photo

O fotojornalista Mário Cruz lança este sábado o livro "Talibés - Modern Day Slaves" onde, com imagens a preto e branco, mostra o que crianças sofrem em falsas escolas islâmicas.

As imagens são fortes e já valeram a Mário Cruz, fotojornalista da agência Lusa, vários prémios internacionais, incluindo o World Press Photo. Em 2015 tirou uma licença sem vencimento de dois meses e foi para o Senegal e a Guiné-Bissau.

“Existem muitas falsas escolas corânicas no Senegal. Estas crianças em vez de estudarem, são forçadas a mendigar oito horas por dia para obter uma quantia considerável de dinheiro para entregar ao seu suposto professor corânico. O que é impossível para todas elas, o alcançar esse objectivo. O número de talibés continua a crescer no Senegal, crê-se que sejam mais de 50 mil. E portanto, é impossível para todos alcançar a meta que é traçada pelos supostos professores”, disse.

As imagens da reportagem estão agora reunidas no livro "Talibés - Modern Day Slaves" graças a uma iniciativa de crowdfunding. O fotógrafo pediu 28 mil dólares e conseguiu juntar 37 mil, apenas num mês.

“O livro tinha como principal objectivo criar a prova física do sofrimento de mais de 50 mil crianças e sobretudo, que iria chegar ao Senegal e à Guiné-Bissau. O livro vai ser distribuído em escolas, bibliotecas e associações locais e também vai dar ferramentas a organizações que trabalham com estas crianças todos os dias, que antes não tinham estas provas. Há muito tempo que tardavam em aparecer e agora que têm, têm o trabalho mais facilitado”, acrescentou.

É um documento de prova fundamental, editado pela organização internacional FotoEvidence.

A cerimónia de lançamento é este sábado, às 18h30, na FNAC Chiado, em Lisboa, e conta a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+