Tempo
|
A+ / A-

Mário David não apoia Guterres: “Não aceito lições de patriotismo de ninguém"

30 set, 2016 - 23:55

Antigo eurodeputado social-democrata apoia a candidatura da búlgara Kristalina Georgieva à secretaria-geral da ONU e não António Guterres.

A+ / A-

O português Mário David recusa acusações de anti-patriotismo por apoiar a candidatura de Kristalina Georgieva para as Nações Unidas, mesmo sabendo que António Guterres também é candidato.

O ex-eurodeputado do PSD explicou na SIC Notícias que há muitos anos que é amigo da vice-presidente da Comissão Europeia e que aceitou colaborar nesta candidatura da búlgara a secretária-geral da ONU numa altura em que ainda se falava de António Guterres para a corrida à Presidência da República.

“Quando, há cerca de dois anos, ela [Georgieva] começou a pensar nesta hipótese de ser candidata às Nações Unidas pediu-me para ser um dos seus colaboradores fruto de uma relação de amizade que tínhamos desenvolvido. Não foi algo que ocorreu agora, foi algo que ocorreu muito antes de um compatriota nosso a ser candidato – na altura esperava que fosse candidato a outras funções [presidência da República]. Agora, tenho um defeito: não deixo cair um amigo e, portanto, estando a trabalhar com ela não vi razão nenhuma para ter deixado de trabalhar”, disse.

Para Mário David esta candidatura da búlgara Kristalina Georgieva é só mais uma entre outras, é válida e cumpre todos os requisitos, apesar de não ter participado nas votações informais.

“Em toda a imprensa internacional o que se diz é que há mais uma candidata que entrou na corrida, há mais uma candidata que cumpre todos os requisitos, há mais uma candidata a quem são reconhecidos os respectivos méritos”, acrescenta.

Na SIC Notícias, Mário David acrescentou que Kristalina Georgieva “é uma vítima” em todo este processo.

Respondendo às muitas críticas de que tem sido alvo, especialmente nas redes sociais, o antigo secretário de Estado de Durão Barroso diz que “não recebe lições de patriotismo de ninguém”.

De recordar que António Guterres venceu as cinco votações informais entre os 15 membros do conselho de segurança das Nações Unidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • O pantanoso...
    03 out, 2016 lisboa 21:57
    Não gostar de Guterres é altamente patriótico ou seja não aceitar traidores convertidos ao islao é um acto altruista!
  • Paulo Sérgio Silva
    03 out, 2016 ENTRONCAMENTO(ENTRONCAMENTO) 14:07
    Este Mário é tão credivel no que diz que ate os apoiantes da direita portuguesa que apoiam o Eng Guterres acham tudo isto uma verdadeira palhaçada. Essa Búlgara é uma invenção da Alemanha que como sempre tudo atropela para atingir os seus fins. Este é um ranhoso que vive as custas dos Tugas e apoia a Búlgara. Dorme com ela?
  • raul martins
    02 out, 2016 fig, da foz 18:45
    O tacho para o Guterres, tem tanto valor para Portugal ( zero ) ,como o benefício que Portugal teve, com o tacho do Durão Barroso. Aquando de governantes em Portugal um fugiu do lamaçal o segundo fugiu da miséria (?). Quem beneficiou da fuga ? Só eles e mais ninguém.
  • Patriota Lusitano
    01 out, 2016 Al-Lisboa Al-martim-moniz 17:19
    Somos anti patrioticos por não querer um homem que defende a invasão muçulmana da Europa? Achobque repelir estes traidores é que é patriótico!
  • Santos
    01 out, 2016 Lisboa 14:24
    Mas, agora é anti-patriótico não gostar de Guterres? Aonde chegou a ditadura das esquerdas...
  • Gomes
    01 out, 2016 S. Mamede de Infesta 13:53
    Deus queira que nunca precises de ninguém, também não mereces outra coisas, pois tens PALAS e das grandes.
  • Mario
    01 out, 2016 Portugal 13:44
    Cada um tem direito à sua opinião e por não apoiar o Guterres não quer dizer que seja menos patriota que outros eu também não apoio o Guterres. Não é a pessoa certa para esse lugar. Como alto comissario para os refugiados viu-se bem o que fez, criticar os Europeus por não os receber quando quem criou instabilidade nesses países foram os americanos pois que os recebam eles e não nós.
  • Porconta
    01 out, 2016 Porto 13:24
    Este sujeito é um escarro da sociedade que o criou, nem vergonha na cara tem, não aceita lições porque é um rato de esgoto, um vendido, aliás muito amigo do outro seu companheiro de partido e de ideologia dos Dolares ou Euros. Um sujeito asqueroso da pior espécie.
  • André
    01 out, 2016 Lisboa 12:27
    Desculpe lá Sr. Dr Mário David mas É MENTIRA que já anda há mais de 2 anos a preparar a candidatura da sra Giorgieva, pois se fosse assim, ela teria sido apresentada na altura certa e não 4 meses depois do processo legislativo da ONU já ter começado. Os outros participantes já tiveram de passar por 7 rondas de análise dos países com acento na assembleia geral, sendo que a Dra Giorgieva nem 1 dessas irá fazer. Vai sentar-se e responder aos 15 membros do conselho de segurança... por uma vez na semana em que é feita a primeira votação válida para definir quem é que o conselho de segurança irá enviar para a Assembleia geral para ser nomeado. Podemos ter uma situação que nunca aconteceu... o conselho de segurança eleger a Dra Giorgieva e a maioria dos países presentes na Assembleia recusarem-na, por não ter cumprido o processo de transparência.
  • Alfredo
    01 out, 2016 Torres vedras 12:23
    Sempre houve traidores a Pátria. Este mais um.

Destaques V+