Tempo
|
A+ / A-

Temer. Brasil em risco de entrar em “falência"

30 set, 2016 - 22:07

Chefe de Estado quer profundas reformas fiscais.

A+ / A-

O Presidente brasileiro Michel Temer adverte que o país corre o risco de entrar em falência se não forem aprovadas profundas reformas fiscais que restrinjam os gastos públicos.

Falando num fórum em São Paulo, afirmou que o Congresso precisa aprovar uma lei para limitar os gastos públicos, já que sem esta mudança a dívida pública tende a crescer até que o país não consiga mais pagar as suas dívidas.

"A aprovação [da lei que estipula um tecto para os gastos do Governo] é fundamental para evitarmos a espiral inflacionária e a recessão. A dívida pública poderá atingir 100% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, ou antes. Seria a falência do Estado brasileiro", disse ele.

Michel Temer, que assumiu a Presidência após a destituição de Dilma Rousseff em agosto, vem declarando publicamente que o seu único objectivo é restaurar a força da maior economia da América Latina.

Para passar este projecto de lei ele sabe vai precisar de aprovação dos senadores e deputados federais.

Mostrando-se confiante de que conseguirá aprovar as medidas, o Presidente brasileiro declarou que "o Congresso hoje é muito consciente de que ele precisa cooperar com o executivo, para que possamos sair desta crise."

Michel Temer também procurou tranquilizar os brasileiros sobre as medidas de austeridade dizendo que o governo não quer amentar a carga fiscal e que as pessoas mais vulneráveis seriam protegidas.

No Brasil existem sinais ténues de que a recuperação económica pode estar a caminho, como a alta da confiança do consumidor e a indicação de que a inflação começou a cair. Por outro lado, o país também foi surpreendido por dados negativos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 12 milhões de pessoas estão sem trabalho, número que significa uma taxa de desemprego de 11,8%.

Temer comentou os dados sobre o aumento do desemprego dizendo que a culpa é de seus antecessores.

"A má gestão das contas públicas não fica impune. Entre as suas vítimas estão o emprego, o crescimento e a carteira do trabalhador", concluiu ele.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo
    01 out, 2016 RIO DE JANEIRO 18:07
    Quanta ignorância leio aqui, gente dizendo que tomara Portugal estar igual ao Brasil, aqui no Brasil o nosso salário minimo equivale a 255€ e a mensalidade da internet e tv cabo ronda os 100€... Tomara a gente estar como Portugal
  • Vander
    01 out, 2016 Brasil 17:10
    É assim que se administra. Se o remédio é amargo, a culpa é dos (des)governos petistas que tivemos. Como diz o ditado, "não há almoço grátis". A farra com o dinheiro público tem um preço. A fatura chegou agora. Demoramos muito pra afastar e punir essa corja. Enganam-se os que acreditam nas promessas, ou devaneios, socialistas. O verdadeiro socialismo é aquele permitido por um país com as contas em dia e que, por isso, incentiva o crescimento econômico. Só assim é possível gerar emprego e renda. Como já se viu, governar um país não é coisa para esquerdistas demagogos.
  • José Gomes L
    01 out, 2016 L 13:07
    Se no Brasil foi golpe, em Portugal foi o quê??? Os xuxalistas e comunistas dizem as coisas conforme as suas próprias conveniências, a verdade nunca lhes importa.
  • josé Fonseca
    01 out, 2016 Miranda do Corvo 09:27
    Acredito que o Brasil vai ter um novo Colore D´Melo
  • Antonio
    01 out, 2016 Lisboa 04:54
    Que alarmismo! Tomáramos nós que em Portugal estivéssemos assim, a nossa divida já vai nos 132% do PIB.
  • Silva
    01 out, 2016 Lisboa 03:33
    Deixem o homem trabalhar....
  • Nelson de Souza lemo
    01 out, 2016 Angra dos reis 02:33
    Então não perca tempo começa agir Imediatamente fassa que o Brasil vou te a crescer você foi votado pelos deputados Para isso, o povo está na iquibacada só pra ver o que você vai fazer para a economia do país vou tar a crescer,corre Por que tem milhões de brasileiros desempregado você foi vice dela porque você não ajudou com idéias para isto não chegar a onde chegou em temer .
  • Zé Povinho
    01 out, 2016 Lisboa 01:06
    Para quando, novas eleições no Brasil? Se este assaltante de poleiro insistir manter-se no poleiro, está mais do que visto que foi um golpe. Homem sério e de bem, convoca eleições antecipadas, para Democraticamente, o Brasil escolher quem o represente e governe!
  • Cláudio Costa
    01 out, 2016 Lisboa 00:39
    Que piada esta notícia da RR. Devia se dar ao respeito, ao invés de publicar notícias deste tipo. Portugal tem 125% de dívida pública e não faliu ... quando é que o BR com 200 MM de habitantes irá falir com 100% de dívida ? Prestem atenção .... saibam fazer notícia!
  • luis
    01 out, 2016 lisboa 00:23
    Já se sabia que com este golpista quem vai pagar são os pobres.

Destaques V+