Tempo
|
A+ / A-

Rei Filipe VI de Espanha visita o Porto em Novembro

30 set, 2016 - 21:06

A informação foi confirmada esta sexta-feira por Marcelo Rebelo de Sousa.

A+ / A-

O Presidente da República anunciou a visita do Rei Filipe VI de Espanha à cidade do Porto no próximo mês de Novembro, considerando esta uma forma de prolongar a amizade fraterna que existe entre os dois países.

"O Presidente da República de Portugal quer reiterar essa visão de amizade fraterna que espera poder prolongar de forma efusiva na recepção a sua majestade o rei Filipe VI aqui mesmo em Novembro, na mui nobre e leal cidade do Porto", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa durante a cerimónia de inauguração da exposição das obras do pintor espanhol Joan Miró em Serralves.

Numa palavra dirigida a Mariano Rajoy, Marcelo considerou a presença no evento do presidente do Governo espanhol como mostra "simbólica da amizade fraterna entre os dois povos".

"A amizade entre Estados e povos vizinhos é feita de uma inextricável rede de ligações explícitas e implícitas, visíveis e invisíveis, que é chamada a enfrentar desafios quotidianos que testam essa amizade, as suas expectativas e os seus instantes mais preocupantes", assinalou.

E acrescentou: "Não há amizades, verdadeiras amizades simples. Todas são exigentes, porque desafiadoras. E quanto mais antigas, mais experimentadas, mas exigentes são".

"Eis como Miró proporcionou um encontro como o de hoje, sortilégio do génio dos grandes criadores culturais. Abrem caminho em encontros que vão ainda mais longe que as suas imaginações prodigiosas", declarou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+