Tempo
|
A+ / A-

Colecção Miró vai ficar em permanência na Casa de Serralves

30 set, 2016 - 20:06

Anúncio feito pelo presidente da Câmara do Porto.

A+ / A-
Já podemos ver os nossos Miró. Quer espreitar?
Já podemos ver os nossos Miró. Quer espreitar?

A colecção Miró vai ficar em permanência na Casa de Serralves, anunciou esta sexta-feira o presidente da Câmara do Porto.

Rui Moreira falou aos jornalistas após a inauguração da exposição “Joan Miró: Materialidade e Metamorfose” que vai, então, passar do Museu de Arte Contemporânea de Serralves para a Casa de Serralves depois de algumas obras coordenadas pelo arquitecto Siza Vieira.

"Depois de uma prudente ponderação, entendi que esta coleção notável, coerente e indissolúvel, agora sob a tutela da Câmara Municipal do Porto, não poderia, de momento, ficar em melhor lugar do que aqui na Casa de Serralves. Com a pronta concordância da Fundação, posso agora revelar que este novo polo cultural do município ficará instalado nesta casa maravilhosa e queria também dizer que o senhor arquiteto Siza Vieira já aceitou o encargo de transformar esta casa de tal forma a que a coleção possa ficar aqui de forma permanente", declarou.

Será a própria Câmara a pagar as obras de adaptação no novo espaço, confirmou Rui Moreira.

Por seu lado, a presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, declarou que a decisão não foi tomada "antes de o assunto ser abordado e também recolher a opinião da diretora do museu de Serralves", pelo que "a todos pareceu que era uma boa decisão".

Há muito tempo que se admitia a possibilidade das 85 obras do pintor catalão Joan Miró ficarem no Porto. A confirmação foi deixada pelo primeiro-ministro António Costa na terça-feira.

As obras passaram para as mãos do Estado em 2008 após a nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN). O Governo Passos Coelho chegou a colocar a colecção à venda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VICTOR MARQUES
    01 out, 2016 Matosinhos 16:59
    Prevejo que um dos meus netos vai ter um grande futuro nesta nesta arte! Com cinco anos de idade faz cada gatafunho!!!...
  • rosinda
    01 out, 2016 palmela 11:45
    Ver os politicos de cabeca no ar a olhar para as obras de miro deu-me um certo gozo!
  • José Gomes L
    01 out, 2016 Lisboa 10:07
    Não temos dinheiro para apoiar os nossos, mas gastamos milhões com espanhóis. Que governo venezuelano que temos em Portugal.

Destaques V+