Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eurogrupo: Deutsche Bank terá de "sobreviver sozinho"

30 set, 2016 - 15:31

Acções do banco Deutsche Bank estão a registar uma sexta-feira negra, tendo estado a perder 8% e a arrastar as bolsas europeias para o vermelho

A+ / A-

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse esta sexta-feira que o Deutsche Bank terá de "sobreviver sozinho" e sem a ajuda do estado alemão. As declarações foram feitas à margem da reunião semanal do governo holandês.

As acções do banco Deutsche Bank estão a registar uma sexta-feira negra, tendo estado a perder 8% e a arrastar as bolsas europeias para o vermelho. Na origem dos problemas estão “preocupações com a saúde financeira do banco”, explicou à Renascença o corretor da Dif Broker, Pedro Lino.

“Nas últimas semanas o banco foi multado em cerca de 12 mil milhões de euros pela regulação americana, o que preocupou os investidores”, refere.

Segundo Pedro Lino, essa preocupação fez com que, quinta-feira ao fim da tarde, já depois das bolsas europeias fecharem, “alguns fundos de investimento começaram a cortar a sua exposição ao Deutsche Bank e começaram a diminuir as suas transacções”.

O corretor faz um paralelismo com o que aconteceu há uns anos com o banco de investimento, que esteve na origem da crise financeira mundial. “É um momento muito similar ao do Lehman Brothers, há 8/10 anos, porque a sua queda também começou assim, com os clientes a cortar a sua exposição ao banco”, recorda.

Questionado sobre o que pode acontecer caso o Deutsche Bank caia, Pedro Lino não hesita: “seria o início do fim do euro”.

“Neste momento não existe uma supervisão bancária completa, ou seja, não existe um fundo de garantia de depósitos europeus comum, não existe um fundo de resolução europeu que esteja capitalizado para acorrer a bancos desta dimensão”, explica Pedro Lino e para dar uma noção da dimensão do banco diz: “representa 20 vezes a economia alemã”.

O especialista espera que, nos próximos dias, “o Banco Central Europeu e o próprio Deutsche Bank comecem a vender activos e a segurar os investidores, nomeadamente através de um aumento de capital ou garantirem que existem investidores que estão interessados a investir no banco”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Viajante
    30 set, 2016 Portugal 16:31
    Será desta que nos livramos da tirania alemã e duma ue que apenas serviu e serve os interesses alemães?Poderão não ser más notícias!

Destaques V+