Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​ASAE alerta para burla de falsos inspectores no Norte

30 set, 2016 - 11:35

"Em nenhuma situação, os inspectores efectuam qualquer tipo de contacto directo com os operadores económicos para pagamento de coimas 'in loco'", lembra.

A+ / A-

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) alertou esta sexta-feira para uma "burla" que está a ser feita por falsos inspectores daquela entidade em restaurantes e bares dos concelhos de Guimarães, Braga, Famalicão e Póvoa de Varzim.

Em comunicado, a ASAE esclarece que "o contacto dos falsos inspectores é, por norma, feito, via telefónica", em estabelecimentos de restauração e bebidas, com vista a marcar uma "vistoria prévia" que previne "eventuais autuações" em caso de inspecção", ao mesmo tempo que pede o pagamento de supostas "coimas em atraso".

Este órgão de fiscalização garante que, "em nenhuma situação, os inspectores efectuam qualquer tipo de contacto directo com os operadores económicos para pagamento de coimas 'in loco'".

Os tais falsos inspectores contactam operadores económicos "no sentido de procederem à marcação de uma vistoria prévia a efectuar por um suposto inspector da ASAE com o objectivo de prevenir eventuais autuações em consequência de inspecção da ASAE".

Nesse contacto, o falso inspector alerta, ainda, que a vistoria "terá lugar num curto prazo de tempo" e solicita uma "transferência bancária ou, em alternativa, o levantamento de quantias de dinheiro, supostamente para o pagamento de coimas em atraso".

A ASAE assegura que todos os seus procedimentos são feitos "pelas vias formais e legais" e que contactos deste género devem ser denunciados às autoridades.

"Os operadores económicos não devem atender a qualquer pedido por parte de qualquer suposto inspector que efectue as solicitações anteriormente descritas. Devem, de imediato, contactar a força policial da zona no sentido de viabilizar a detenção em flagrante daqueles que indevidamente se façam passar por agentes da autoridade usurpando as suas funções", destaca.

O órgão de fiscalização esclarece que teve conhecimento da prática desta burla nos concelhos de Guimarães, Braga, Vila Nova de Famalicão e Póvoa de Varzim.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+