Tempo
|
A+ / A-

Emoção na despedida a Shimon Peres. “Israel chora por ele, o mundo chora por ele”

30 set, 2016 - 10:53 • João Cunha

O presidente norte-americano quis marcar presença e lembrou uma condição essencial, para Peres: que “os palestinianos deviam ser vistos como iguais”.

A+ / A-
Emoção na despedida a Shimon Peres. “Israel chora por ele, o mundo chora por ele”
Emoção na despedida a Shimon Peres. “Israel chora por ele, o mundo chora por ele”

Veja também:


Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro israelita, lembrou esta sexta-feira, nas cerimónias fúnebres do antigo presidente israelita e Nobel da Paz Shimon Peres, que, apesar das divergências políticas, perdia um amigo que viveu uma vida inspiradora.

“Shimon viveu uma vida de causas. Ele inspirou tanto de nós com a sua visão e a sua esperança. Foi um grande israelita, foi um grande homem do mundo. Israel chora por ele, o mundo chora por ele, mas encontraremos esperança no seu legado, assim como o mundo”, declarou.

Dos muitos líderes mundiais presentes, Barack Obama também quis marcar presença. O presidente norte-americano começou o discurso por saudar a presença do presidente da Autoridade Palestiniana, sublinhar o trabalho que há ainda a fazer pela paz na região, e lembrar uma condição essencial, para Peres, na relação com os palestinianos.

“Mesmo perante ataques terroristas, mesmo depois de repetidas desilusões nas mesas de negociações, ele insistia que, como seres humanos, os palestinianos deviam ser vistos como iguais, em dignidade, aos judeus, e por isso, iguais na vontade de autodeterminação”, frisou.

“Por causa do sentido de justiça, a sua análise da segurança de Israel, o seu entendimento do sentido de Israel, ele acreditava que a ideia sionista seria melhor protegida quando os palestinianos tivessem, também eles, um estado próprio”, declarou Obama.

Shimon Peres promove a paz até na morte. Líderes de Israel e Palestina cumprimentam-se à chegada

Pode ter sido aberto o caminho para o reatar do diálogo, entre israelitas e palestinianos. Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelita, e Mahmmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestiniana, cumprimentaram-se antes do início das cerimónias fúnebres de Shimon Peres.

Os esforços de paz entre israelitas e palestinianos estão paralisados desde Abril de 2014.

Em Jerusalém estão delegações de 70 países e vários líderes mundiais. Entres eles, estão Barack Obama, François Hollande, Bill Clinton e o rei Felipe VI de Espanha. Portugal está representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Morreu Shimon Peres. O obreiro da paz que perdia eleições
Morreu Shimon Peres. O obreiro da paz que perdia eleições
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Galhardo
    01 out, 2016 Lisboa 09:57
    Lágrimas de crocodilo pelo criminoso de guerra, Shimon Peres. No adeus, Obama que deu a ordem para os massacres de civis no Afeganistão e Paquistão, através de «drones».
  • JC
    30 set, 2016 charneca da caparica 14:51
    Shimon Peres não merecia partir acompanhado de tanta gente hipócrita, Olhamos para eles, ouvimos os seus discursos, observamos a realidade e sentimos náuseas.
  • JOKA
    30 set, 2016 ALI 14:27
    Isto nao interessa a ninguem.. ao mesmo tempo morrem milhares de pessoas em Alepo! Que palhacada.... Um mundo de Hypocritas
  • graciano
    30 set, 2016 alemanha 14:13
    esquerda direita fascista comunista catolicos protestantes estavam la todos so falta saber se foi um funeral ou uma reuniao da onu
  • JR
    30 set, 2016 Sintra 12:07
    Tantos pseudo cristãos a usar o kipá, simbolo judaico... já agora aproveitem também para rezar a Meca. Hipócritas e políticos...
  • Fernando
    30 set, 2016 Lisboa 11:39
    "Os Palestinianos ... iguais". Por aqui se vê como os EUA estão cheios de vergonha do que fazem. Ainda precisam de dizer isto aos carrascos deles ? Não é isso pressuposto ? É preciso dizer isso ? ... Parece que o mundo está a dizer aos Nazis que os Judeus são tão iguais como os outros ? Por estas, se vê a hipocrisia que andam a fazer em reuniões Israel-Palestina. Do outro lado da mesa dizem... "... nós considera-mo-vos iguais". Tudo dito.

Destaques V+