Tempo
|
A+ / A-

Presidente filipino compara-se a Hitler e quer matar milhões de toxicodependentes

30 set, 2016 - 07:40

Rodrigo Duterte alega que quer "salvar a próxima geração da perdição". Além de criticar a resposta europeia aos migrantes, qualificou as Nações Unidas de organização "inútil".

A+ / A-

O Presidente das Filipinas comparou-se ao ditador Adolf Hitler, ao afirmar querer matar os três milhões de toxicodependentes que diz existirem no país.

"Hitler massacrou três milhões de judeus. Agora, há aqui três milhões de viciados. Gostaria de matá-los a todos", afirmou Rodrigo Duterte, aos jornalistas, de acordo com uma transcrição disponibilizada pela presidência.

"Se a Alemanha tinha Hitler, as Filipinas terão as minhas vítimas", frisou o chefe de Estado, no regresso de uma visita oficial de dois dias ao Vietname, afirmando que "gostaria que fossem todos os criminosos para acabar com o problema" e "salvar a próxima geração da perdição".

Duterte voltou ainda a lançar farpas aos Estados Unidos e à União Europeia pelas críticas à sua violenta campanha contra a droga que, segundo dados oficiais, deixou mais de 3.500 mortos desde o dia 30 de Junho, quando tomou posse.

"Estados Unidos e União Europeia podem chamar-me o que quiserem, mas nunca gostei da hipocrisia como vocês", disse o chefe de Estado filipino, criticando a resposta à crise dos refugiados sírios.

"Fecham as vossas portas, é Inverno e eles são imigrantes a fugir do Médio Oriente. Vocês permitem que apodreçam, mas estão preocupados com a morte de 1.000, 2.000 ou 3.000 pessoas?", questionou.

Nas últimas semanas, Duterte tem criticado abertamente os Estados Unidos, a União Europeia e as Nações Unidas depois de todos terem condenado a violação dos direitos humanos que representa a campanha contra a droga.

Além disso, o Presidente filipino recusou reunir-se com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, qualificou as Nações Unidas de organização "inútil" e ameaçou retirar as Filipinas da mesma.

Duterte ganhou folgadamente as eleições presidenciais com a promessa de acabar com a droga e a delinquência nos primeiros seis meses de mandato.

Desde então, instou, por inúmeras vezes, a polícia e os próprios cidadãos a matar traficantes e consumidores de droga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Otário cá da quinta
    30 set, 2016 Coimbra 23:06
    Eu sou um OTÁRIO e como tal, até me farto de rir de tudo isto! Eu ainda estou para saber quem é doido e quem tem juízo! Onde eu vivo (Zona de Coimbra ), creio que não há lugarejo onde a droga não REINE. A maior parte da gente, sobretudo a mais nova, é o RENDIMENTO MININO o seu " ordenado " que é para a DROGA e os velhos lá os vão alimentando, vestindo e dando guarida. Eu, em pequeno, na escola primária, nas férias ia trabalhar e dei muita serventia a pedreiros. Eu e outros e já tenho quase 74 anos. ESTA GENTE (?) não quer fazer nada, só parasitam, não dão lucro ao país. TODOS TEMOS DE MORRER e há muitos que não deviam ter nascido. Se esse GAJO é igual ou pior que Hitler, pelo menos diz o que sente, agora pior que ele, são os que fazem lindos discursos e vão matando todos os dias com as guerras que vão fazendo, para venderem o seu material bélico e darem que fazer aos seus povos e militares. Olhem, quando tudo estiver destruído, lá na Turquia, Iraque, Síria e o raio que os parta, já vai haver muito trabalho para quem quiser trabalhar e as guerras , em certa medida, são para isso, voltar à estaca ZERO. A Espanha desenvolveu-se depois da guerra civil e é assim em todo o lado; porém, os Mouros não prestam para trabalhar e mais não digo. Mas meus CAROS COMENTARISTAS: Já que têm tanta pena dos DROGADOS, ETC. lá das FILIPINAS, tragam-nos para cá e sustentem-nos, porque não chega a porcaria que já por cá temos.
  • Eva Andrade
    30 set, 2016 Porto 14:56
    Que homem louco! Como é possível um monstro destes ser chefe de estado?
  • Luso
    30 set, 2016 Lisboa 14:54
    Não o elegeram? Então agora aturem-no...
  • CAMINHANTE
    30 set, 2016 LISBOA 12:02
    Que a ONU é um antro de interesses não transparentes, a coberto de boas intenções, poderemos até aceitar... que a droga circula porque não existe real vontade política dos poderosos para acabar com tal ( ou reduzir a um mínimo dificilmente controlável), também é um facto... dos refugiados já está a meter o pé na argola ( ele que os receba)... comparar-se a Hitler e utilizá-lo como eventual exemplo, querer matar à vontade quem lhe apetece, é de quem não regula bem dos miolos...
  • José
    30 set, 2016 Porto 10:34
    Estamos em 2016 e ainda se dá voz a loucos
  • Orabem!
    30 set, 2016 dequalquerlado 10:26
    A verdade é que o mundo não se consegue livrar de tantos idiotas e de mente doentia, que tomam o poder e julgam que são o poder absoluto e que decidem a seu belo prazer sobre a vida do ser humano. Mais um que precisava de levar um tiro nos cor--os... Quanto a refugiados, ele que pegue neles todos para o seu país, este ditador...E ainda, os que andam a fugir pela guerra para se infiltrarem muitas vezes numa sociedade de quem eles mesmo não aceitam, que vão lutar pelo seu país. O problema é que estes que fogem, muitas vezes têm a mesma forma de pensar que os terroristas. Basta lhes perguntar o que fariam se soubessem de alguém que mudasse de religião, aí a conversa deles é que mereciam ser condenados à morte... Esta gente é retrógrada, tal como o presidente das filipinas. Já não há pachorra para estes acéfalos..
  • RJCC
    30 set, 2016 viana 09:39
    Ja agora extermine-se tambem os ditadores e pseudo nazis do mapa e este mundo fica um pouco melhor. .
  • fanã
    30 set, 2016 aveiro 09:01
    Com esta comparação feita por este Ditador, depois de exterminar os toxicodependentes , será a vês dos idosos , dos deficientes, dos opositores, dos homossexuais , enfim todo um programa .....!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nã é compadri ??????????????????
  • graciano
    30 set, 2016 alemanha 08:47
    tenho que aplaudir esse hitler nao sao so os drogados deviam ser tambem 89 por cento dos politicos e donos dos bancos -

Destaques V+