Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Universidades seniores recomeçam com 42 mil alunos

30 set, 2016 - 00:12 • Elsa Araújo Rodrigues

A disciplina preferida dos alunos das Universidades Seniores continua a ser a informática.

A+ / A-

Em Setembro e Outubro não são só as crianças que regressam às aulas. São 42 mil os alunos das 287 universidades seniores que também estão de volta à escola.

“É uma forma também de ajustar que as coisas sejam mais ou menos iguais, quer para os alunos mais jovens, quer para os alunos seniores. São cerca de 42 mil alunos, sendo que 70% continuam a ser mulheres. Este número está a mudar um bocadinho, quando iniciámos em 2005, com a Rede de Universidades Seniores havia poucas universidades. E 90% dos alunos que constituíam as universidades seniores em Portugal eram senhoras”, disse Dulce Mota, relações públicas da Rede das Universidades da Terceira Idade.

As turmas têm mais mulheres do que homens, mas a disciplina preferida é a mesma, acrescentou Dulce Mota à Renascença. “A disciplina preferida dos alunos das Universidades Seniores continua a ser a informática. Depressa concluímos que o que os motivava era o correio electrónico, eram as redes sociais, e portanto, a possibilidade de poderem comunicar com outras pessoas. Temos imensos casos de pessoas que têm os filhos, os netos, a residir no estrangeiro. O facto de conseguirem mexer, digamos assim, com as redes sociais, possibilita-lhes que essa comunicação seja feita com mais frequência.”

O inglês é a segunda disciplina com mais alunos inscritos.

As universidades seniores são uma iniciativa sem fins lucrativos que funcionam com professores voluntários. Os alunos pagam um valor simbólico, à volta dos 12 euros por mês, para manter o projecto a funcionar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zé Faneca
    30 set, 2016 Marateca 22:30
    Estes é que vão ser os tais SÔ TÔRES, que com certeza só vão dar lucro ao S.PEDRO ! Portugal, é o país do FAZ DE CONTA !

Destaques V+