Tempo
|
A+ / A-

Pedófilo livra-se da cadeia se pagar metade da indemnização em dois anos

29 set, 2016 - 17:21

Foi condenado a quatro anos e meio de prisão, mas pode não ser preso se pagar metade de indemnização.

A+ / A-

O Tribunal de Bragança condenou esta quinta-feira um ourives de Torre de Moncorvo suspeito de pedofilia, mas decidiu suspender a pena com uma condição em que a vítima vai esperar pelo menos dois anos por metade da indemnização.

O arguido, agora com 48 anos, foi condenado a quatro anos e meio de prisão e ao pagamento de uma indemnização de mais de 13 mil euros pelo crime de abuso sexual de crianças sobre uma menor de 13 anos na altura dos factos, em 2012.

O tribunal optou pela suspensão da pena por igual período “mediante a condição de o arguido pagar no prazo de dois anos metade” do valor da indemnização a que a vítima tem direito por decisão judicial.

Se dois anos após a sentença transitar em julgado não tiver pago metade da indemnização, o arguido terá de cumprir a pena de prisão a que foi condenado.

O colectivo de juízes julgou procedente a acusação do Ministério Público de que o arguido terá aliciado a menor “aproveitando-se do facto de ser conhecido do progenitor para abusar da confiança”.

A sentença dá como provado que o indivíduo atraiu a menor a sua casa, onde terá abusado sexualmente dela.

Os juízes concluíram que a “menor não se apresentava preparada para iniciar a vida sexual” e que os factos, que acabaram por se tornarem públicos no meio pequeno em que viviam, “afastou os colegas dela e levou-a a isolar-se”.

Divorciado e com dois filhos, o homem “não mostrou arrependimento durante o julgamento” e negou ter praticado os actos, mas os juízes entenderam que “não merece credibilidade”, nem a estratégia da defesa de que o processo se resumia “a uma tentativa de a menor e os pais extorquirem dinheiro” ao acusado.

“É uma tese inverosímil para o tribunal”, refere a sentença, lida esta quinta-feira na sede da Comarca de Bragança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • dr Xico
    30 set, 2016 Lisboa 09:09
    Logo os ricos podem ser pedófilos à vontadinha, pois a justiça que se dedica a julgar os poderosos dá-lhe apenas uma multa... tipo passas-te um traço continuo pagas 100€.
  • Luis
    30 set, 2016 Lisboa 07:38
    Nojooooooooooooooooooooooooooo. Há muito que se compra justiça em Portugal. Chamem a policia. A Justiça precisa de ser investigada.
  • maria
    30 set, 2016 Lx 07:31
    Uma condenação?...não, um grande prémio da justiça portuguesa.
  • Joao Magalhaes
    30 set, 2016 Lisboa 06:53
    Suspeito de Pedófilia não, pedófilo mesmo pois já foi acusado, neste caso se ele pagar como classificamos as crianças? Vitimas ou prostitutos? Já nada me surpreende pois o dinheiro resolve tudo.
  • fr
    29 set, 2016 portugal 23:19
    dinheiro
  • ver para crer!
    29 set, 2016 Santarém 22:43
    Aqui está uma pena incompreensível, pelos vistos este também pertenceu em tempos a um partido e foi autarca, será mesmo que isto de ser pedófilo e pertencer a um partido politico dá direito a nem sequer ser julgado ou se o for a uma pena destas? Pelos vistos é o que temos vindo a assistir!.
  • Fred
    29 set, 2016 Lx 22:13
    Portugal nojento. Um pedofilo leva 3 anos de prisao?? Incrivel, a unica coisa que me traz algum alento é que lá dentro eles gostam muito dos pedofilos....
  • Maria
    29 set, 2016 Riachos 20:41
    Pois é!.... Se violar e pagar não merece castigo. `Parece prostituição ou sou eu que tenho mau feitio.
  • Frank
    29 set, 2016 Idanha 20:26
    Isto não é uma condenação. É um incentivo ao abuso sexual. Que vergonha.
  • F Soares
    29 set, 2016 A da Gorda 20:08
    Justiça bem à portuguesa,

Destaques V+