Tempo
|
A+ / A-

Frente Comum pede aumentos salariais de 4%

29 set, 2016 - 15:43

“Somos inflexíveis, se se pode falar assim, na negociação do aumento dos salários, das pensões e no descongelamento das carreiras”, avisa a coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, Ana Avoila.

A+ / A-

A coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, Ana Avoila, entregou, esta quinta-feira,no Ministério das Finanças a proposta reivindicativa para a administração pública para 2017, que prevê aumentos salariais de 4% e o descongelamento da progressão nas carreiras.

“Somos inflexíveis, se se pode falar assim, na negociação do aumento dos salários, das pensões e no descongelamento das carreiras”, disse a dirigente sindical, à saída do Ministério das Finanças e após uma delegação da Frente Comum ter entregado a proposta reivindicativa comum a todas as carreiras profissionais e a todos os sindicatos da administração pública para 2017, independentemente das negociações sectoriais.

Na quarta-feira, a Cimeira dos Sindicatos da Administração Pública aprovou a proposta reivindicativa, na qual constam algumas reivindicações, como por exemplo, um aumento de 4% dos salários, com um mínimo de 50 euros por trabalhador, de 6,5% para o subsídio de almoço, que neste momento é 4,27 euros, e de 4% de aumento para as pensões.

“É preciso que o ministro das Finanças faça uma contraproposta e respeite o prazo que nós damos, isto é, até ao dia 14 de Outubro, porque o Orçamento de Estado para 2017 é entregue a 14 ou a 15 e não faz sentido estarmos a discutir matérias com um orçamento que já está feito”, declarou a dirigente sindical.

A questão prioritária para a Frente Comum “é o aumento dos salários, o descongelamento das progressões remuneratórias, a abertura de concursos e as 35 horas”, salientou Avoila, lembrando que os trabalhadores da administração pública “não podem continuar sem aumentos de salários”.

Além disso, também não se pode dizer que “se gasta muito dinheiro” porque, como explicou Ana Avoila, no primeiro ano em que congelaram as carreiras, “o Governo arrecadou 487 milhões de euros nesse ano” e a Frente Comum propõe agora “um aumento salarial que se fica pelos 593 milhões de euros no total [num ano]”.

"Os trabalhadores da administração pública têm direito a aumentos salariais anuais e à evolução nas carreiras, para compensar o efeito dos cortes e congelamentos que reduziram drasticamente os seus rendimentos nos últimos anos", disse na quarta-feira à agência Lusa a dirigente sindical.

O objectivo da Frente Comum ao entregar a proposta no Ministério das Finanças é dar tempo ao Governo para que este responda às reivindicações antes da apresentação do Orçamento do Estado para 2017.

Além dos aumentos salariais e das pensões e do descongelamento das carreiras, a Frente Comum reivindica a reposição do valor do trabalho extraordinário e do horário de trabalho semanal de 35 horas para "todos os trabalhadores de todos os serviços", disse Ana Avoila.

O fim do pagamento do subsídio de Natal em duodécimos, o desagravamento da carga fiscal e o aumento do Salário Mínimo para os 600 euros são outras das reivindicações da estrutura sindical afecta à CGTP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JULIO
    01 out, 2016 vila verde 06:27
    Esta é a gente que sempre arruinou PORTUGAL
  • Helder
    30 set, 2016 Lisboa 16:33
    Esta lunática não pára de reclamar acha que a Função Pública está mal paga .
  • PRETOgues
    29 set, 2016 PRETOlandia 18:40
    E os outros que não são FP? Não têm o mesmo direito? Eu já vai pra 6 anos sem aumento, de ordenado, pois de trabalha está sempre a aumentar, isto para não falar que cada ano recebo menos com as mexidas do IRS.

Destaques V+