Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comboio choca contra estação em Nova Jérsia. Há dezenas de feridos e um morto confirmado

29 set, 2016 - 14:49

Comboio chocou com plataforma no terminal de Hoboken, em Nova Jérsia. Nove a 11 vítimas estão nos cuidados intensivos por ferimentos graves, mas as várias pessoas presas nos escombros já foram retiradas, informou o governador Chris Christie.

A+ / A-
“Entrei no café e ‘kaboom!’”. A tragédia de Nova Jérsia na primeira pessoa
“Entrei no café e ‘kaboom!’”. A tragédia de Nova Jérsia na primeira pessoa

Um comboio chocou contra um terminal da estação de Hoboken, em Nova Jérsia, Estados Unidos, durante a hora de ponta, esta quinta-feira de manhã, resultando em “múltiplos” e “graves” ferimentos. Há um morto confirmado, mas há relatos de que podem ter morrido pelo menos três pessoas.

Ainda se desconhece o número exacto, mas as autoridades avançam com cerca de 75 feridos. Há nove a 11 pessoas actualmente nos cuidados intensivos nos centros hospitalares locais por ferimentos graves, mas as várias pessoas presas nos escombros já foram retiradas, informou o governador do Estado da Nova Jérsia, Chris Christie.

O governador acrescentou que o comboio embateu "a alta velocidade" e que tanto as agências estatais como federais já abriram um inquérito ao incidente. Não há nenhum indício que aponte para alguma causa. Chris Christie alertou para que não se tirem conclusões precipitadas.

O Governo português desconhece, até ao momento, se há portugueses envolvidos no acidente de comboio que ocorreu hoje em Nova Jérsia, nos Estados Unidos, mas mantém-se "a acompanhar a situação, através dos serviços consulares".

"Como é que isto pode acontecer?"

O governador do Estado da Nova Jérsia disse também que a autarquia está a tentar conseguir transporte alternativo para as pessoas que precisam de chegar a Hoboken para apanharem os seus transportes de regresso a casa, mas duvida que a estação em si seja reaberta ainda esta quarta-feira, já que estão a ser avaliados os danos estruturais do edifício, um dos mais emblemáticos do Estado e considerado património histórico.

A grande pergunta, para Chris Christie, é: "Como é que isto pode acontecer?". Centenas de milhares de pessoas passam todos os dias por aquele terminal, cujas condições de segurança estão ao mais alto nível.

Pelas imagens divulgadas nas redes sociais, que mostram a estação muito danificada, o comboio parece ter embatido contra alguns pilares da estação, fazendo colapsar parte da cobertura.

Os serviços ferroviários em Hoboken foram suspensos devido ao acidente. A localidade fica na margem oeste do Rio Hudson e a estação é das mais movimentadas na área metropolitana. É utilizada por milhares de pessoas que viajam para Manhattan a partir de Nova Jérsia e de outras localidades.

[Notícia actualizada às 16h44]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+