Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UGT pede subida do salário mínimo nacional para 565 euros

29 set, 2016 - 13:10

Central sindical reivindica um aumento médio dos salários entre 3% e 4%.

A+ / A-

A UGT aprovou esta quinta-feira a sua proposta reivindicativa para 2017, que prevê um aumento médio dos salários entre 3% e 4% e uma subida do salário mínimo nacional (SMN) para os 565 euros.

O documento que define as prioridades da política reivindicativa da estrutura sindical para o próximo ano foi aprovado pelo Secretariado Nacional e recuperou as principais reivindicações apresentadas há um ano.

A valorização dos salários, a actualização das pensões, o combate ao desemprego e a dinamização da contratação colectiva são os pontos fortes da proposta reivindicativa que vai servir de referência aos sindicatos da UGT, e que foi apresentada esta quinta-feira em conferência de imprensa.

A UGT defende "uma actualização salarial adequada e responsável" e, considerando o cenário macroeconómico previsto para Portugal, a estrutura sindical defende "um aumento médio dos salários entre 3% e 4%".

De acordo com a proposta reivindicativa, apresentada pelo secretário-geral da UGT, Carlos Silva, "deverá ser equacionado o prolongamento, por mais um ano, da possibilidade de pagamento de subsídio de férias e de Natal em duodécimos" , por opção do trabalhador, seja no sector público, seja no privado.

Quanto ao SMN, a UGT propõe que este seja de 565 euros a partir de Janeiro de 2017, "num quadro de valorização progressiva", devendo atingir "o valor mínimo" de 600 euros até ao final da legislatura.

A UGT propõe igualmente a eliminação da contribuição extraordinária de solidariedade (CES) e um aumento para todas as pensões, "diferenciando positivamente as pensões mínimas e as pensões mais baixas".

Na proposta, a UGT defende também a actualização do Indexante de Apoios Sociais (IAS), actualmente nos 419,22 euros desde 2010, para os 440 euros a partir de 1 de Janeiro de 2017, equivalente a um aumento de 5%.

É ainda proposta pela estrutura sindical a eliminação da sobretaxa de IRS a partir de Janeiro de 2017 e a reposição do número de escalões e a actualização dos mesmos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • beirão
    01 out, 2016 lisboa 23:57
    D´aqui, envio um recado aos SINHORES SINDICALISTAS : E, já agora, também para os " Sinhores Grandes Governantes" : Estou a pensar , a ver se consigo imaginar , que alegria dariam aos pensionistas velhos, aqueles que foram toda a vida esmifrados com descontos e trabalharam de Sol a Sol..... Se lhes aumentassem, a todos por igual....... por exemplo :20 ( Vinte ) eurozitos por mês : Só vinte... claro que seriam Vinte, mas para cada um ! ! ! ! !
  • graciano
    29 set, 2016 alemanha 16:26
    essa politica dos x por cento e a politica dos ricos e das desigualdades vejamos 5 por cento quem ganha 1000 recebe de aumento 50 quem ganha 200 recebe de aumento 10 logo aumenta mais a distancia do pobre para o rico quanto a proposta da ugt nem comento
  • Sofia
    29 set, 2016 Lisboa 15:02
    vira o disco e toca o mesmo, por coincidência a proposta do governo: BE e PS.
  • atento
    29 set, 2016 viseu 13:36
    Estes senhores da UGT (PS/PSD/CDS e BE (uma parte esta na UGT, a outra esta na Intersindical) andaram o tempo toda a fugir com o rabo à seringa, e até apoiar algumas medidas do ex. Governo (neoliberal, com tiques a roçar o fascismo) de coelho e portas, Estão tão preocupados! E agora vem pedir um aumento de 565€, mas só para 2017. Só não se sabe o mês! Era preciso que alguém soubesse que ainda existiam! Porquê? Porque, desde que este governo do PS do costa, apoiado com as suas muletas UGT/Intersindical, PCP/Verdes, BE, e o Partido dos Animais, não os vi a fazer qualquer tipo de revindicação!

Destaques V+