Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Selecção Nacional

Fernando Santos: "Somos favoritos, isso é claro"

29 set, 2016 - 12:21

Seleccionador nacional alerta para o perigo de subestimar Andorra e Ilhas Faroé, adversários de qualificação para o Mundial 2018. "Vamos estar ao nível daquilo que fizemos no Euro", garante.

A+ / A-

Fernando Santos assume que a Selecção Nacional está mais forte com o regresso de Cristiano Ronaldo, mas avisa para os perigos do facilitismo, com vista aos jogos frente a Andorra e Ilhas Faroé, de qualificação para o Mundial 2018.

"Mais forte no sentido que tem Ronaldo, e por si só é mais forte, mas também porque todos os jogadores têm mais tempo de jogo, mais ritmo. E isso foi um dos factores da primeira convocatória. Globalmente a equipa melhora de forma competitiva. E porque tem Ronaldo e quem tem Ronaldo é sempre mais forte", justificou o seleccionador, esta quinta-feira, em conferência de imprensa.

Portugal começou a qualificação para o Mundial da Rússia com uma derrota (2-0) na Suíça, uma entrada em falso no Grupo B. Para Fernando Santos, o que pode mudar para os próximos dois jogos não tem a ver com os jogadores.

"São jogos completamente diferentes. Não tem a ver com a chamada A, B ou C. Neste momento, os jogadores têm muito mais tempo de jogo e de competição. Nesse aspecto é diferente e com Ronaldo são diferentes seguramente", afirmou o seleccionador.

No final da derrota de abertura, Fernando Santos tinha declarado que era preciso perder o "espírito" de campeões europeus, mas agora corrigiu-se. "O que quis dizer é que devíamos ter mantido o espírito do Europeu, o que não devíamos era ficar em modo campeão europeu. São coisas diferentes", ressalvou.

"O espírito do Europeu é uma marca registada para vencer e temos de continuar a fazer sempre. Nunca perder a ideia e a forma como alcançamos o objetivo. O que quis dizer foi que entrámos um bocado em modo festa e isso não pode acontecer. Temos de entrar em modo Europeu, não campeão europeu", frisou.

"Agora jogamos de mês a mês, no final dos jogos os jogadores vão embora e entram em modo clube e esquecem o que fazem aqui. Nós temos um objetivo que é estar no Mundial da Rússia e para isso temos de ganhar esta qualificação. Ganhar, que foi o que me tinha proposto quando cá cheguei há dois anos", sublinhou o "engenheiro".

Equipas inferiores, mas perigosas

Para os jogos com Andorra e Ilhas Faroé, Fernando Santos assumiu o favoritismo. "Somos favoritos, isso é claro. Mas temos de o comprovar em campo, e isso só com concentração em todos os momentos do jogo. Temos de estar totalmente concentrados", declarou.

"Andorra joga sempre nos últimos 30 metros, dificilmente saem dali. Mas superam-se e vão superar-se frente a Portugal. Vão bloquear todos os espaços e o País de Gales teve dificuldades, não por ser pior mas porque é complicado ultrapassar muitos jogadores numa zona do terreno", analisou o seleccionador.

"Com as Ilhas Faroé é um jogo diferente, num campo sintético e frente a uma equipa melhor do que Andorra. Um pouco à semelhança da Islândia, muito bem organizada. São três dias só e temos de estar atentos. Se tivermos essa atenção e o respeito que todos nos merecem, Portugal vai ganhar. Confio em absoluto nos meus jogadores. Vamos estar ao nível daquilo que fizemos no Euro", garantiu.

Coentrão poderá regressar

Fernando Santos confirmou, ainda, que "Portugal joga sempre com dois avançados" e que está atento a Fábio Coentrão. "Foi convocado mas ainda não jogou. Estou atento a todos, é uma selecção completamente aberta. O Fábio se estiver bem pode entrar nas próximas convocatórias", sublinhou.

Já Ricardo Carvalho não será convocado enquanto continuar sem clube. "Nesta condição seguramente. Ele sabe isso perfeitamente, falámos sobre isso. Nesta convocatória jogador que não está a competir não entra. Não tem que jogar os jogos todos, mas estou a falar de quem não joga mesmo", esclareceu Fernando Santos.

"O Coentrão, o Eliseu são exemplos. Muito mais o Ricardo, que é um fantástico jogador, deu muito ao futebol português ao longo da sua carreira e o que parece óbvio é que está a finalizar a carreira, não sei se será assim, mas acho que Portugal deve agradecer ao Ricardo por tudo, mas nesta condição não volta à Selecção", completou o seleccionador.

Quanto a João Mário, lesionado mas convocado, o "Engenheiro" explicou que o médio estará disponível aquando do duplo compromisso da Selecção Nacional.

"A informação clínica que tenho é que até poderá, possivelmente, disputar o próximo jogo da sua equipa, portanto as minhas convocatórias também passam por essa informação clínica. Nada me impedia de convocar o João e espero e acredita que possa estar disponível para ajudar Portugal nestes dois jogos", concluiu.

O Portugal-Andorra disputa-se a 7 de outubro, pelas 19h45, no Estádio Municipal de Aveiro. Três dias depois, a Selecção Nacional defronta as Ilhas Faroé, pelas 19h45, em Tórshavn. Os dois jogos vão ter relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+