Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pai e filho apanhados em flagrante a atear fogo

29 set, 2016 - 11:00

Desde o início do ano, a Polícia Judiciária já identificou e deteve 78 pessoas pela autoria deste crime.

A+ / A-

A Polícia Judiciária deteve em flagrante delito dois homens pela presumível autoria de crime de incêndio florestal em Cinfães, Viseu.

Os suspeitos são pai e filho, um de 58 anos, guarda vigilante, e o outro de 34 anos, que é carpinteiro.

A detenção foi o culminar de uma investigação a um crime de incêndio florestal ocorrido a 28 de Agosto em Covelo, na freguesia de Ferreiro dos Tendais, quando os suspeitos terão impedido que elementos do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR combaterem as chamas.

Os dois homens vão ser presentes para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coacção.

Desde o início do ano, a Polícia Judiciária já identificou e deteve 78 pessoas pela autoria do crime de incêndio florestal.

O Governo adiou o fim do período crítico de incêndios para 15 de Outubro, devido às condições meteorológicas, permanecendo a proibição, entre outros, de fumar ou de fazer lume e fogueiras em espaços florestais e agrícolas.

Segundo a Autoridade Nacional da Protecção Civil, a área ardida este ano quase duplicou em relação a 2015, tendo os incêndios florestais consumido até 31 de agosto 107,128 hectares.

Em contrapartida, o número de ocorrências de fogo registadas, entre 1 de Janeiro e 31 de Agosto, desceu quase 25% face ao mesmo período de 2015, segundo dados divulgados pela Autoridade Nacional da Protecção Civil a 6 de Setembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • beirão
    02 out, 2016 lisboa 00:25
    Os presos incendiários deviam simplesmente serem obrigados a limparem as florestas , plantarem árvores e dormirem na cadeia até que houvessem árvores, por eles plantadas, com idade de pelo menos uns VINTE anos !!! E durante esse tempo, todas as noites, ouvirem um disco de duas em duas horas dizer : " As árvores produzem o oxigénio que respiras"..... não as queimes......
  • Maria Teresa oliveir
    30 set, 2016 Lisboa 14:41
    As desculpas esfarrapadas que os incendiários dão às autoridades, é para encobrirem os verdadeiros motivos que os leva a praticar tais crimes! Para mim, são PAGOS para incendiar e depois como as autoridades parecem anjinhos que acreditam nas desculpas que dão, inventam uma peta e são soltos! Alguém duvida disto? Sou a favor da prisão durante muito tempo e pô-los a limpar as matas! Era remédio santo! Com correntes nos pés! Se se continuar assim sem fazer nada, ainda vamos ver o país inteiro em chamas. Quando mostram o mapa na TV e dizem que há risco amarelo ou vermelho de incêndio, dá uma raiva... Não é a natureza que é perigosa, mas a mão humana e o fogo posto! Assumam, tótós!
  • CARDOSO
    30 set, 2016 SEIXAL 14:17
    HÁ MUITOS INTERESSES INSTALADOS A TODOS OS NIVEIS INVESTIGUE-SE A COMPRA DOS KAMOVES,MAIS NAO DIGO.
  • fanã
    30 set, 2016 aveiro 09:10
    Quem lhes encomendou o serviço e pagou por ele ????????......................... Investiguem!!!!!
  • Paul Ferna
    30 set, 2016 Vila Real 08:54
    Quais 25 anos qual quê... nada disso. Os incendiarios seriam todos recambiados para a mesma prisão, pelo tempo necessário a sua reabilitação (tipo guantanamo). Lá, todas as noites a um dos reclusos seria entregue uma caixa de fósforos e um bidão de gasolina para usar como bem entendesse, e na noite seguinte assim sucessivamente... Durante o dia, todos os reclusos prestariam trabalho forçado a limpar matas... Acho que o problema ficaria sanado ao fim de pouco tempo, com muitos menos encargos para o erario publico.
  • tuga
    29 set, 2016 lisboa 16:32
    Desde que está instalado o negócio dos fogos, que se ouve estas notícias!! quantos estão presos??? que penas levam??? Deveriam levar ou 25 anos de cadeia mas mesmo 25 anos ou implementar a pena de morte para estes, violadores de crianças, os que matam para roubar!! ou a justiça popular que seria a mais eficaz!!!!
  • Eborense
    29 set, 2016 Évora 14:42
    Para mim era fazer uma fogueira e atirá-los lá para dentro. Cortava-se o mal pela raiz.
  • asilva
    29 set, 2016 adelaide 13:55
    ...Ha quantos anos esta situacao de fogos postos existe em Portugal ?... o que e que esta "pussy generation" tem feito para resolver ou minimizar estas situacoes ?... e o que vai acontecer a estas pessoas ?? e as "pessoas" nao entendem e ficam em panico quando aparece alguem como Mr. Trump...!!!
  • Fred
    29 set, 2016 Lx 13:50
    Para mim bastava aplicar 25 anos de prisao e certamente que ao fim de 2 ou 3 com uma pena destas esta vergonha acabava.
  • Julio Santos
    29 set, 2016 Albufeira 13:37
    Meter-lhes o fogo...."quem o fogo mete, com o fogo devia morrer"

Destaques V+