Tempo
|
A+ / A-

Caça ao homem em Lisboa. “Houve quebra de segurança” no aeroporto

29 set, 2016 - 10:04

Argelino furou controlos de segurança da zona de embarque e encontra-se em parte incerta. Sindicato do SEF classifica caso como “seriamente grave”.

A+ / A-

O presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) não tem dúvidas de que a fuga de um cidadão de origem argelina no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, constitui uma “quebra no protocolo de segurança”.

“Temos por princípio aceitar que essa quebra de segurança teve um impacto na segurança nacional”, acrescenta António Nunes, em declarações à Renascença.

Desta vez, “não é relevante”, mas implica que se faça “aquilo que temos sempre vindo a dizer que é reanalisar e rever o plano de segurança do aeroporto”, de modo a entender “quais as causas que levaram a esta quebra de protocolo de segurança”.

O Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SINSEF) mostra-se mais preocupado e fala mesmo em “caso seriamente grave”, que levanta questões: “Se é tão fácil a um qualquer cidadão, sem apoio exterior, ludibriar a polícia de fronteira, o que não dizer dos que, eventualmente, tenham outro tipo de intenções e que, como tal, possuam redes de apoio bem montadas?”

O SINSEF considera ainda precipitada a explicação de que a fuga no aeroporto foi protagonizada por um imigrante ilegal. “Como se pode afirmar tal se o indivíduo em questão ainda não foi capturado e, como tal, interrogado?”, pergunta-se na nota.

Num esclarecimento enviado à Renascença, o Ministério da Administração Interna (MAI) “confirma a saída do Aeroporto de Lisboa de um cidadão estrangeiro que estava em trânsito, provindo da Argélia e com destino a Casablanca. Trata-se de uma situação de tentativa de imigração ilegal, tendo sido accionados os necessários mecanismos para estas situações”.

Auditoria ao plano de segurança?

Este é o segundo caso do género em poucos meses. No final de Julho, quatro homens foram detidos pela PSP no aeroporto de Lisboa por violação das regras de segurança, ao terem tentado fugir ao controlo de passaportes e "numa zona restrita", mais concretamente na pista de aterragem.

Na altura, a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, disse que a acção, perpetrada por quatro homens de nacionalidade argelina, não constituiu um acto de terrorismo, mas sim uma "tentativa desesperada de imigração ilegal".

A segurança do perímetro do aeroporto é da responsabilidade da PSP, que, de resto tem no Humberto Delgado uma divisão de segurança aeroportuária. Já o controlo de passageiros é feito pela ANA – Aeroportos, através de uma empresa de segurança.

O presidente do OSCOT elogia a acção das forças de segurança – “nota máxima” – mas sugere uma auditoria externa e independente ao plano de segurança existente, uma vez que a sua aplicação pode não estar a ser bem feita, o que “obriga a que as forças de segurança tenham um envolvimento posterior mais elevado e de maior responsabilidade que tem tido sucesso até agora”.

Elementos da PSP, GNR, SEF e Polícia Judiciária procuram o indivíduo que saiu anteontem de Argel, num voo com destino a Casablanca, em Marrocos e com escala de 11 horas em Lisboa. Foi nessa altura que conseguiu furar a segurança e fugir.

Segundo o "Jornal de Notícias", suspeita-se que o indivíduo possa ter tido apoios dentro do aeroporto e em Lisboa: em primeiro lugar, porque terá revelado um bom conhecimento da área; em segundo, porque foi rápido a desaparecer. A confirmar-se, esta fuga poderá incluir-se numa nova forma de imigração ilegal, com apoios específicos. Um novo método com casos similares já registado noutros países, como em Espanha, França e Itália.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    21 out, 2016 Albano 08:52
    (ao som de Guerra das Estrelas) Manuel Palito-O regresso de Jedi
  • 29 set, 2016 17:45
    Infelizmente é o 2º caso no espaço de poucos meses, parece-me que o anterior terá sido um teste, esta tentativa foi consumada. Deve ser algum "Anjinho" a preparar a vinda do Papa no próximo ano, mas ainda há quem insista em chamar-lhe imigração ilegal... As coincidências não existem!!!! Por acaso não existe também a vontado do EI em invadir Portugal e Espanha até 2020? Pensava que as nossas autoridades estavam mais atentas e eram mais competentes.... Deixa-me triste e muitooooo preocupada este tipo de noticia a correr mundo....
  • Cinderela
    29 set, 2016 Europa 16:19
    Lamentável. Que aquele aeroporto funciona mal, já toda a gente sabe, mas estas falhas são de mais. Ninguém acha estranho que um Argelino vai para Marrocos (que é ao lado ) e vem para Portugal fazer escala durante 11h? Eu não acho normal. E nem acredito na teoria da imigração ilegal. Não há câmaras no exterior do aeroporto para ver para onde ele foi? Divulguem a foto. Pode ser que alguém tenha alguma pista. Quando ocorrer um atentado em Portugal, depois é um "ai, me acuda..."
  • jose manuel costa
    29 set, 2016 lisboa 13:57
    Era argelino?A está hora já assinou pelo Sporting para marcar mais golos ao FCP
  • Joaquim Almeida
    29 set, 2016 Lisboa 13:05
    Uma vergonha ...e anda o contribuinte a pagar ordenados a policias "de fronteiras" que nada controlam. E vem o sindicato desse serviço, SEF hipocritamente dizer que é preocupante? O que mais querem? Dinheiro ?! Que polícia é esta que apenas controla documentos .... e que nos momentos da verdade falham . Não será altura de por fim a esta incompetência, ineficácia em salvaguarda da segurança interna de Portugal. O que mais falta acontecer ? Ò Sr. Costa vê la se acordas a tua Ministra!!!
  • António Pais
    29 set, 2016 Lisboa 12:51
    Desinvestimento nas forças de segurança, nos procedimentos e meios. Portas abertas... Não é com este alarido que entram os terroristas, esses cá estão sossegados até ao clique... Há que mudar de políticas! #renovarportugal
  • Zeca da Quika
    29 set, 2016 Pernambuco - Brasil 12:35
    Eu sempre ouvi dizer que os argelinos são muitíssimo inteligentes . E agora vejo que é uma grande verdade . Ora vejam , um cidadão comum argelino que apenas quer emigrar e que não é terrorista nem nada , consegue furar a segurança de um aeroporto . Muito inteligentes , muito inteligentes . Pois que venham muitos mais assim, porque cruzando por cá vão ter uns descendentes portugueses inteligentíssimos . E bem precisamos a ver se isto endireita .
  • Manuel Pereira
    29 set, 2016 Aveiro 12:35
    A nossa segurança depende de DEUS. Se fosse dos homens já tínhamos sido visitados pelo estado islâmico.Aqui se vê a quem estamos entregues.Se houvesse decoro e sendo a segunda vez que isto acontece em tão pouco espaço de tempo. já alguém tinha sofrido as consequências e se fosse uma verdadeira democracia alguém já tinha pedido a demissão.
  • 29 set, 2016 LISBOA 12:14
    se estiver em Africacém de burka safa-se no meio de tantos que por lá vagueiam a mamarem dos impostos que nos são roubados para sustentar esta escumalha!!!! os outros antes destes??? já recebem RSI???
  • pixelzombie
    29 set, 2016 porto 12:09
    hahaha só basta lembrar que portugal sendo um dos países mais corruptos, um tipo com dinheiro faz o que quer.

Destaques V+