Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Lisboa

Nova falha de segurança. Argelino foge do aeroporto e está em parte incerta

29 set, 2016 - 06:32

Foi montada uma caça ao homem, que já foi identificado e não tem ligações ao terrorismo. No final de Julho outros quatro argelinos tentaram entrar ilegalmente no país através do aeroporto

A+ / A-

Um cidadão de nacionalidade argelina conseguiu furar os controlos de segurança da zona internacional de embarque do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, onde fazia uma escala, e encontra-se agora em parte incerta. Está em curso uma caça ao homem em Lisboa.

A notícia, avançada pelo "Jornal de Notícias", já foi confirmada à Renascença pelo Ministério da Administração Interna.

"O MAI confirma a saída do Aeroporto de Lisboa, de um cidadão estrangeiro que estava em trânsito, provindo da Argélia e com destino a Casablanca. Trata-se de uma situação de tentativa de imigração ilegal, tendo sido accionados os necessários mecanismos para estas situações", lê-se na nota enviada à redacção. O mesmo documento acrescenta que o ministério "não fará mais comentários sobre este caso".

De acordo com o "Jornal de Notícias", o indivíduo está identificado e as autoridades já verificaram que não tem ligações conhecidas ao terrorismo, nem a crimes violentos. Assim, poderá tratar-se de um caso de imigração ilegal, em que o cidadão argelino terá como destino o norte da Europa.

O homem saiu anteontem de Argel, num voo com destino a Casablanca, em Marrocos e com escala de 11 horas em Lisboa. Foi nessa altura que conseguiu furar a segurança e fugir.

Segundo o jornal, suspeita-se que o indivíduo pode ter tido apoios dentro do aeroporto e em Lisboa: em primeiro lugar, porque terá revelado um bom conhecimento da área; em segundo, porque foi rápido a desaparecer. A confirmar-se, esta fuga poderá incluir-se numa nova forma de imigração ilegal, com apoios específicos. Um novo método com casos similares já registado noutros países, como em Espanha, França e Itália.

PSP, GNR, e Judiciária estão em alerta e a analisar as imagens dos sistemas de videovigilância, para perceber como pode ter ocorrido esta fuga.

Primeiro caso em Julho

Este é, pelo menos, o segundo incidente no aeroporto Humberto Delgado nos últimos meses. No final de Julho, outros quatro cidadãos argelinos invadiram a pista do aeroporto de Lisboa. Na altura foram detidos e, cerca de duas semanas depois, julgados.

O Tribunal de Pequena Instância Criminal de Lisboa considerou-os culpados do crime de atentado à segurança de transporte no ar e condenados a quatro anos de pena suspensa.

Os argelinos pediram asilo em Portugal, alegando que não tinham forma de subsistir na Argélia e justificaram a tentativa de fuga às autoridades com o facto de não terem um visto para entrar no nosso país, e com o receio de serem identificados pelas autoridades, dado que um dos quatro detidos já estava proibido de entrar no espaço europeu. O pedido foi recusado.

[notícia actualizada às 8h08]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Guimarães
    29 set, 2016 Lisboa 17:14
    Este "site" da Renascença é "biased" ! Onde estão os meus comentários ? Outra vez a PIDE?
  • Mark
    29 set, 2016 Guimaraes 11:42
    Shoot to kill.
  • Seérgio José
    29 set, 2016 Ericeira 11:35
    Todos pipis, com fardinha, com arma, com letrinhas brancas nas costas e no fim de contas é apenas a forma de mostrar que são gente incompetente, segurança no Aeroporto, é apenas treta
  • J. Simões
    29 set, 2016 Lisboa 11:16
    Então a Srª. Ministra não fará mais comentários? Tem medo de meter mais "o pé na argola"? Ou será mais um caso de que não se volta a falar e é automaticamente arquivado? Então e a "segurança"?
  • Miguel
    29 set, 2016 Faro 11:15
    Um voo desde Argel a Casablanca demora 1 hora e 50 minutos. A que proposito alguém vai fazer o mesmo trajecto mas a demorar pelo menos 16 houras sem levantar suspeitas, princialmente tendo em conta os precedentes? Aonde é que está a segurança?
  • Toninho Marreco
    29 set, 2016 Alpendurada 10:48
    Que grande a do segurança no aeroporto ... Não deixam passar uma maçã nem um pacote de leite , mas deixam fugir um gajo com 80 kilos . CABECINHAS PENSADORAS ...
  • Mário Guimarães
    29 set, 2016 Lisboa 09:47
    Quanto custa aos portugueses as máquinas de raios X e outros equipamentos instalados nos aeroportos portugueses e dirigidos por franceses e todo o pessoal para operar isto. Quem me fez a revista à bagagem foi um tipo legalizado à pouco tempo em Portugal e que lixava a vida aos portugueses lá na terra dele .Isto realmente é um País de tôlos. Viva o 25 de Abril !
  • F Soares
    29 set, 2016 A da Gorda 09:40
    Se não fosse um caso extremamente sério, diria que é para fazer esquecer os 4-2 de Nápoles. Mas não: isto parece demonstrar um grau de incompetência elevado
  • Mário Guimarães
    29 set, 2016 Lisboa 09:38
    Mais um refugiado a juntar aos outros ! Pelo menos este já não é metido nem pelo Guterres nem pelo Sampaio ! Ainda por cima não trazia visto "Gold" . Que chatice ! Seja bem vindo ao País dos parvos !
  • Santos
    29 set, 2016 Seuxal 09:38
    Uma vergonha, só servem para por radares escondidos numa louca doente e vergonhosa caça à multa. Incompetência

Destaques V+